Vizelense alvo de burla ao tentar vender carro
Um vizelense foi alvo de burla, no dia 22 de setembro.
O incidente começou quando o vizelense colocou uma carrinha à venda, nas redes sociais. Após uns dias, recebeu uma mensagem de uma pessoa, de nacionalidade brasileira, que se fazia passar por um vendedor de carros, dizendo ter um cliente interessado. Segundo o mesmo, esse comprador não conseguiria pagar o valor total da carrinha, dando apenas uma entrada, de montante não especificado, e que, por isso, o vendedor colocaria a outra parte, ou seja, garantindo que o vizelense receberia o valor total da transferência. O comprador pagaria, então, o restante do valor ao brasileiro.
O vizelense prosseguiu com o negócio e o brasileiro pediu uma morada, para o comprador final poder ver o carro. Combinou o encontro junto ao posto da GNR e, segundo o mesmo, foi essa a sua sorte. O comprador, que chegou acompanhado de dois outros homens, começou a ver a carrinha e pediu para dar uma volta nela, numa zona isolada. Quando isso lhe foi negado, os três ficaram agressivos e chegaram, mesmo, a danificar a carrinha. O vizelense tirou a carrinha do estacionamento, deslocando-se ao posto da GNR. Os compradores seguiram-no, a pé, e só foram todos separados no posto, momento em que começaram a conversar e perceberam que estavam todos a serem enganados.
Segundo os compradores, o montante total era inferior ao publicado pelo vizelense, dizendo ter o dinheiro físico, numa mala. Como acabaram por se aperceber, foi essa a sorte deles, já que o objetivo do falso vendedor de carros era receber o dinheiro por transferência. Todos saíram, rapidamente, em liberdade.
A principal mensagem que o vizelense quer passar, para além do cuidado necessário nestas transações, ou seja, nunca dar o carro sem ver o dinheiro e tentar identificar sinais de burla, o mais importante é nunca dar a morada de casa, fazendo as transações, sempre, em locais públicos e com movimento, como o centro da cidade.