Lions Clube de Vizela promove ação de rastreio à visão
O Lions Clube de Vizela está a realizar, esta quinta-feira, um rastreio à visão, aberto a todo o público, na Praça da República, assinalando o Dia Mundial da Visão. Esta iniciativa realiza-se em parceria com as óticas do município, que garantem rastreios durante o dia, até às 17h30.
Ivo Loureiro, tesoureiro e representante do Lions Clube de Vizela, destaca a importância da saúde ocular, que se realiza sempre na segunda quinta-feira de outubro. “É simplicista dizer que quem vai a uma loja, ao oftalmologista, a uma ótica, fazer um exame é para usar óculos. Há muitos mais sintomas associados, sintomas esses que as óticas de Vizela, felizmente, estão bem preparadas para identificar. (…) Deixo o convite para toda a gente que queira passar” na Praça da República, para realizar um rastreio, que “não é um exame completo, mas dá-nos pistas que permitem encaminhar para a especialidade correta, seja para uma ótica, ou mesmo, em casos mais graves, para a oftalmologia.
O representante da Lions Clube de Vizela fala das mais-valias dos rastreios que estão, hoje, ao despor dos vizelenses. “Temos o rastreio da acuidade visual, que é o mais comum e mais solicitado, temos a tonometria, que mede a pressão intraocular, que também já nos dá bastantes indícios sobre se há possíveis problemas oculares. Temos a retinografia, ou seja, temos um retinógrafo portátil, para fazer o mapeamento da retina, que é um exame extremamente completo e que temos à disposição. (…) Depois, há muitas situações que são (…) ignoradas, como a pressão intraocular. (…) Daí conseguimos identificar glaucomas e muitos outros problemas. O glaucoma, como sabemos, pode levar à cegueira.”
Ivo Loureiro deixa, também, dicas para o cuidado a ter com a visão, no dia-a-dia, nomeadamente, a utilização de óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta (UV), “para protegermos a nossa visão e atrasarmos ao máximo ou anularmos possíveis problemas”.
Alice Lopes, cidadã de Vizela, reconhece a importância de cuidar da visão. “Tudo no nosso corpo é importante, mas a visão é muito importante. Ando nas consultas, em Guimarães”.
O vizelense André Silva, aproveitou esta iniciativa para realizar um exame de visão. “Vim fazer este rastreio porque noto que vejo mal e queria saber como estava, agora vou fazer o exame completo, na loja”.
Esta iniciativa decorre durante o dia de hoje, até às 17:30, na praça da República, sem qualquer custo para a população.