VI Festival Folclore "Cidade de Vizela" celebrou a tradição

O Grupo Folclórico de Santa Eulália realizou no passado domingo, 07 de junho, o VI Festival de Folclore - “Cidade de Vizela”, que decorreu na Zona Ribeirinha do Parque das Termas, em Vizela.

O evento contou com a participação do Grupo Folclórico de Santa Eulália; o Rancho Folclórico “Flores Vivas” de Seixo de Mira, Coimbra; Rancho Folclórico Arvorense, de Vila do Conde; Grupo Folclórico de Macada Vimieiro, e L’ Artusu – Grupo Folclórico y de Baile Tradicional de Astúrias, Espanha.

No final da iniciativa, o presidente do Grupo Folclórico de Santa Eulália, Manuel Monteiro, destacou o sucesso de mais uma edição do festival. “Felizmente, tivemos muita gente. Acabou por correr muito bem, surpreendeu-nos muito pela positiva tendo em conta o público presente, estamos muito gratos por isso. É aquilo que nos traz algo no coração e nos diz ‘valeu a pena, missão cumprida’”, afirmou.

O responsável salientou também a presença, pela primeira vez, do Grupo Folclórico y de Baile Tradicional de Astúrias, Espanha, que possuía o maior número de elementos. “Pela primeira vez tivemos aqui o grupo das Astúrias, um grande grupo. Era o maior que estava aqui pois eles tinham cerca de 40 elementos no ativo, em cima do palco”, referiu.

Manuel Monteiro aproveitou ainda para anunciar o próximo evento, que decorre no próximo mês de julho, em Santa Eulália. “No dia 25 de julho nós estamos em Santa Eulália com um internacional, 40º, é um número redondo, e que corra bem. São festivais diferentes, mas o conteúdo é o mesmo. Muita tradição, muita cultura popular, seja com os grupos portugueses que vamos ter, seja com os dois estrangeiros. Sabemos que um italiano já é garantido, estamos a ver agora qual é o outro”, revelou.

Também presente no festival esteve o vereador da Câmara Municipal de Vizela, Arnaldo Sousa, que sublinhou a importância da iniciativa para a promoção da cultura e da identidade local. “É um festival que já vai na 6ª edição, é mais do que um momento da nossa agenda cultural do município. Acaba por ser sempre um encontro de regiões, de povos, que dão uma resposta positiva aos convites que o Grupo Folclórico de Santa Eulália tem feito. Temos uma demonstração, não só em termos nacionais, mas mesmo internacionais, grupos que vêm do estrangeiro e que participam. Eles acabam sempre por levar a nossa cultura, a nossa identidade, além-fronteiras, e isso é sempre positivo”, destacou.

O autarca considerou ainda que o sucesso da edição deste ano representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela associação. “Foi um festival que teve um resultado positivo, uma adesão em massa, e acima de tudo acaba por ser um reconhecimento por parte da população do trabalho que o próprio Grupo Folclórico faz”, afirmou.

“A resposta que as pessoas dão na adesão a este festival acaba por demonstrar que efetivamente eles têm razão em manter estas tradições, que é algo que passa de geração em geração, mas acaba sempre por ser importante”, concluiu Arnaldo Sousa.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Pedro Martins, destacou o apoio prestado pela freguesia na organização do evento. “Santa Eulália esteve na elaboração e na concretização deste evento, porque também é o único Grupo Folclórico que temos no concelho e acho que faz jus ao seu trabalho. A junta esteve sempre disponível, trabalhámos em conjunto, arranjámos as melhores condições para as pessoas terem guarida nestes dois dias. Acho que tudo correu por melhor e que assim seja ao longo destes anos”, referiu.

PUB___