Simão Ferreira toma posse na Família Peixoto
Decorreu na tarde de sábado, 10 de janeiro, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, eleitos no passado dia 28 de dezembro.
O presidente cessante, Anselmo Peixoto, liderava a associação desde a sua fundação, há cerca de 18 anos, encerrando agora um ciclo marcado pela consolidação e crescimento da instituição.
Simão Ferreira, o novo presidente, destacou a continuidade e as ambições do mandato: “A partir de hoje começa o nosso mandato, ao qual já vínhamos a trabalhar desde o início do ano, em conjunto com a Direção Cessante, porque apresentámos o plano de atividades em conjunto. Queremos que este mandato seja um bom mandato.”
Sobre a cerimónia, o presidente acrescentou: “Esta foi uma tomada de posse muito bonita, com a presença do Sr. Presidente da Câmara, do Sr. Presidente de Junta e de vários convidados que já têm apoiado a Associação ao longo dos anos. Esperamos que continuem a apoiar, porque os projetos que temos para este mandato são ambiciosos. Em três anos, esperamos concretizar todos os objetivos que definimos.”
Simão Ferreira revelou também algumas das prioridades da Associação: “O meu sonho é continuar a fazer crescer a Associação. Como temos muitas valências e, em particular, o teatro, que foi uma aposta muito forte e que correu muito bem, queremos expandir ainda mais. Pretendemos criar uma sala com camarins próprios, tanto para o nosso grupo de teatro como para outros grupos que queiram atuar aqui. Outro objetivo importante é a requalificação da parada, que está deteriorada devido ao uso intenso. O chão, em barro, já não suporta a atividade que temos desenvolvido, por isso queremos ampliá-la primeiro e depois avançar para a sala com camarins.”
Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, destacou a importância deste tipo de cerimónias: “Acho que as tomadas de posse são muito relevantes e importantes, em qualquer associação, porque provam que, mais do que cumprir um costume ou tradição, as associações têm vida. Quando olhamos para o que se passa pelo país fora, verificamos que cada vez mais associações, sejam desportivas, culturais ou cívicas, acabam por fechar portas. Aqui, em Vizela, e nesta associação em particular, verificámos uma enorme vivacidade. Ao invés de fechar portas, abre cada vez mais grupos inseridos na própria associação, o que prova que é uma instituição com vida e que merece, sem dúvida, a presença não só do Presidente, mas de todo o Executivo Municipal.”
O presidente da Câmara sublinhou ainda a importância da transmissão de responsabilidades entre direções: “É um momento importante, porque a transmissão do testemunho é muito relevante. Não é uma tomada de posse comum na Família Peixoto. Depois de termos o Sr. Anselmo, desde a formação até ao presente, enquanto timoneiro desta instituição, temos agora a sua substituição pelo Simão Ferreira, que acredito que manterá tudo o que esteve presente até hoje, porque aprendeu com ele, conhece profundamente as tradições, a essência e a identidade da Associação Família Peixoto e traz uma nova vivacidade. Contudo, acho que está de parabéns o Sr. Anselmo pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, dentro e fora da instituição, nas mais variadas áreas de intervenção, e também está de parabéns o Simão, que fez tudo para assumir o leme da Associação e será, acredito, um timoneiro de sucesso ao longo dos próximos anos.”






