JSD questiona autarquia sobre desfecho do OPJ 2025
A Juventude Social Democrata (JSD) emitiu esta segunda-feira, 17 novembro, um comunicado onde exprime o seu desagrado em relação ao facto de a Câmara Municipal de Vizela ainda não ter anunciado o vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2025.
João Martins, presidente da JSD Vizela, diz em comunicado que “no início do ano, a Câmara Municipal anunciou com grande entusiasmo o maior Orçamento Participativo Jovem de Vizela (30.000 euros). Houve candidaturas, apresentações, votações… e depois disso, silêncio absoluto. O processo ficou parado e nunca mais foi mencionado.”
A JSD afirma ainda que “é fácil anunciar o “maior OPJ de sempre” quando nunca se chega à fase de executar o projeto vencedor - até porque, neste caso, nem vencedor houve”. João Martins fala ainda do Conselho Municipal da Juventude como “um espaço onde estes temas deveriam ser discutidos e acompanhados - também está desaparecido, sem reuniões, sem atividade, sem voz para a juventude vizelense. Sem cumprir o regulamento!”.
E continua dizendo “anunciar é fácil. Cumprir é que continua a ser o verdadeiro desafio. A JSD Vizela exige respostas, transparência e respeito pelo tempo e participação dos jovens - porque Vizela precisa de futuro, não apenas de anúncios vazios.”
Recorde-se que o Orçamento Participativo Jovem de Vizela é um mecanismo de democracia participativa e voluntária, no qual os jovens (todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, residentes, trabalhadores e estudantes no concelho) podem dar o seu contributo para a definição das políticas do Município com a respetiva apropriação orçamental. Para a edição de 2025 foi duplicado o teto máximo, ficando fixado nos 30 mil euros. As propostas foram apresentadas publicamente em maio, aguardando-se que o Município anuncie o projeto mais votado e que será executado pela autarquia.






