Festas de S. Gonçalo: "Poderão esperar uma grande festa"
A freguesia de S. Paio prepara-se para celebrar as tradicionais Festas em Honra de S. Gonçalo, entre os dias 09 e 11 de janeiro.
António Ferreira, presidente da junta de freguesia de S. Paio, destacou a importância destas festas para a freguesia de S. Paio: “A importância das festas de São Gonçalo é muito grande, visto que é uma tradição muito antiga, ou seja, eu acho que nós já não conseguimos viver sem a festa de São Gonçalo. A Junta ajuda na parte da logística, portanto, tem sido assim ao longo dos anos, era antes de eu ser presidente de Junta e continua a ser assim, portanto, nós no fundo o que é que fazemos? Tudo o que seja preciso da parte da logística, nós estamos disponíveis para ajudar e fazer aquela ponte entre a Comissão de Festas e a Câmara Municipal.”
Mencionou ainda o que é que as pessoas podem esperar destes dias de festa: “Podem esperar uma festa ao nível do que já nos foram presenciar nos anos anteriores, ou seja, vamos ter uma grande festa porque vamos ter, de facto, o Quim Barreiros no sábado, ou seja, só o nome do Quim Barreiros já arrasta muita gente, portanto vai ser um dia brutal, sendo também o dia do Santo, porque da parte da manhã também já há a missa da festa. Depois tem a pequena procissão, o dia 10 vai ser um dia espetacular. Entretanto, no dia 9 já vamos ter os DJs também à noite, que é mais a festa para a juventude. Isto tem a tenda, mesmo que esteja frio, ficam dentro da tenda agasalhados, portanto, também vai ser um dia muito bom. Depois no dia 11 temos na parte da manhã a chegada das juízas, a missa da festa e depois temos o cortejo que chega por volta das 14h00. Depois às 16h00 vamos ter uma procissão que, por norma, desde que o tempo ajude, é uma procissão de grande dimensão. Por fim temos a entrega do vinho e dos tremoços às pessoas que assim o entendam e temos o fecho com, normalmente, uma grande sessão de fogo de artifício, ou seja, a festa em si vai ser uma grande festa, eu não tenho dúvidas. Este ano com o Largo de forma diferente, com o largo maior, mais bonito, conto e tenho a certeza que vamos ter uma festa grande, com muita gente. Também os meus parabéns para a comissão de festas que já entrou um bocadinho tarde este ano, porque inicialmente não havia gente para a comissão. É uma comissão, por sinal, até alargada, que tem cerca de 20 pessoas, e estão a trabalhar muito bem, um bocado já em cima da hora, mas a trabalhar muito bem, e que vão ter com certeza uma grande festa. São Paio vai estar em festa, e vai ter muita gente cá, como de costume.”
O presidente da junta de freguesia de S. Paio terminou por deixar um convite às pessoas para aparecerem nesta celebração: “Eu convido todas as pessoas, não só os sampaienses. Todos os vizelenses, todas as freguesias que nos rodeiam, porque nós temos gente de outros concelhos, Felgueiras, Guimarães e Lousada, venham a São Paio, a festa vai ser espetacular e para quem ainda não viu, além da festa, vai ver uma grande obra que nós fizemos e inaugurámos, portanto tem tudo para ser um bom fim de semana, para que as pessoas nos venham visitar.”
Sérgio Silva, presidente da Comissão de Festas de S. Gonçalo, referiu as dificuldades na realização destas festas, deixando um convite a todos para estarem presentes: “Poderão esperar uma grande festa. Nós só tivemos três meses para organizar esta festa. Não havendo comissão nós só tomámos conta da festa em outubro, princípios de outubro e para fazer uma festa desta dimensão, é preciso ter coragem e muito trabalho. Então, quero que compareçam, porque o povo é que faz a festa. O trabalho que nós tivemos estes três meses foi trabalho árduo, mas no fim se virmos lá uma multidão, como tivemos na erguida da bandeira, para nós é satisfatório e ficamos contentes porque o trabalho vale a pena.”
Ao Rvjornal, o Padre Cândido Magalhães referiu a importância destas festas: “É a primeira festa aqui nas redondezas que é o São Gonçalo. Portanto, para nós é muito importante mesmo porque, definitivamente, abrimos o ano com essa alegria, com essa boa disposição, com essa abertura. Enfim, é o São Gonçalo, que sempre nos ajuda muito, nos traz sempre uma motivação acrescida para a dinâmica da comunidade, seja ela cristã ou seja ela civil. É muito importante sempre uma festa dentro de uma comunidade porque é uma chama que se acende, que nos aquece muito e que nos envolve a todos. Depois também um bocadinho daquilo que é a nossa espiritualidade, que é a vida já mais da comunidade cristã, claro que acrescenta muitíssimo porque nós vivemos bebendo nas fontes daqueles que jorram ainda essa coragem, essa fé, essa esperança e sempre nos ajuda muito a manter-nos firmes, a manter-nos realmente aqui assim de facto nessa forma mais vertical na vivência da nossa fé.”
Partilhou ainda a programação religiosa para este evento: “No dia 10 de janeiro temos a celebração da Eucaristia, com a procissão no final. Mas esta procissão é uma versão muito curta, que é só mesmo para marcarmos esse dia, pois a grandiosa procissão vem no domingo na parte da tarde. Nós iniciamos a festa de São Gonçalo com as novenas a São Gonçalo, porque são uma preparação, digamos, para a vivência da festa. Então as novenas começam no dia 2 e vão até ao dia 10 de janeiro. No sábado pela noite, haverá a celebração da Eucaristia vespertina, mas antes há o Cantar dos Reis que também é um marco importante. Antes da celebração há o Grupo de Bombos que canta os reis, há a comunidade e depois vamos para dentro da celebração. Também outro momento muito enriquecedor, reconfortante, porque há ali toda uma animação que também nos ajuda a vivar essa chama bonita daquilo que nós somos como comunidade. Depois no domingo temos a celebração da Eucaristia na mesma às 10h30, a Eucaristia solene, e depois da parte da tarde teremos a grandiosa procissão às 16h00. Portanto isto é o que temos em programa religioso.”
Por fim, deixou uma mensagem explicando porque devem marcar presença neste evento: “Eu já dizia que é importante que realmente aqueles que nos escutam, aqueles que ano após ano nos têm vindo a acompanhar e sabem que as festas de São Gonçalo são sempre um momento muito grandioso e que São Paio é uma comunidade que sabe acolher, que é harmoniosa, que é uma comunidade realmente hospitaleira, que venham e que se encontrem connosco, que nos ajudem realmente a engrandecer ainda mais esta festa em honra a São Gonçalo, em São Paio. Nós somos aqueles que temos esta responsabilidade de o elevar, de o cuidar, de o preservar, de o manter realmente de pé. E, portanto, que venham e com certeza que se sentirão realmente bem cómodos e no final nos agradecerão pelo ambiente que criamos, a pensar neles, naqueles que de fora vêm. Portanto, eu convido mesmo toda a gente para que venham e estejam connosco, nos façam essa companhia, e que celebrem connosco São Gonçalo. É importante que as pessoas participem nas novenas, que participem no dia 10 que é o dia da festa litúrgica de São Gonçalo. Que estejamos como comunidade realmente muito unida, muito alegre e cheia de esperança.”
As Festas em Honra de S. Gonçalo continuam então na sexta-feira, 9 de janeiro, com a realização da Noite da Juventude, a partir das 22h00, contando com atuações de Fábio Kasanova, Amora Club, DJ Miguel Teixeira e DJ Coelho X.
O sábado, 10 de janeiro, Dia de São Gonçalo, começa às 08h00, com a recolha de donativos pela freguesia, acompanhada pelo grupo de bombos “Bota Fogo”. Às 10h30 celebra-se a missa, com procissão no final. Ao final da tarde, às 19h15, há Cantar dos Reis, na escadaria da igreja, seguindo-se a eucaristia vespertina, às 19H30. A noite encerra em ambiente de festa, com concerto de Quim Barreiros, às 22h30; sessão de fogo de artíficio à meia-noite e DJs convidados a partir da 00h30.
O programa culmina no domingo, dia 11 de janeiro, com a receção da Banda Filarmónica Vizelense às 08H30, seguido pelo cortejo das juízas, às 09h45. A eucaristia solene em honra de S. Gonçalo realiza-se às 10h30 animada pelo Grupo Coral da Paróquia. À tarde, destaque para o tradicional cortejo com tremoços e vinho, a partir das 13h30, depois decorre o leilão das prendas e uma atuação do Grupo Folclórico de Souto. Às 16h00 segue-se a majestosa procissão em Honra de S. Gonçalo, e nova atuação da Banda Filarmónica Vizelense pelas 17h30.
As festas encerram com a distribuição dos tremoços e do vinho às 18h00 e uma última sessão de fogo de artifício, pelas 18h30.








