Equipa de Vizela de Walking Football estreou-se esta manhã
Pavilhão Municipal de Vizela recebeu 17º Encontro Distrital da Associação de Futebol de Braga
O Walking Football é uma modalidade adaptada do futebol, praticada a andar, destinada maioritariamente a pessoas com mais de 50 anos, promovendo a atividade física, o convívio e o envelhecimento ativo. Tem vindo a crescer e a ganhar adeptos. A tal ponto que a AF de Braga teve a necessidade, este ano, de dividir o Encontro Distrital em duas Zonas, a Zona A realizou-se esta manhã em Vizela, já a B terá lugar na manhã desta quinta-feira, dia 29, em Barcelos.
Hoje no Pavilhão Municipal de Vizela no 17º Encontro estiveram 110 participantes, em representação de oito equipas e seis entidades. Marcaram presença as Equipas A e B do Município de Fafe, a Equipa do Município de Vizela, a Equipa do Município de Celorico de Basto, a Equipa do Município da Póvoa de Lanhoso, as Equipas A e B do Vitória SC, Ribeirão Basket e ACRD Nespereira.
Para a equipa de Vizela foi a estreia nestes encontros, por isso recebeu da parte da Federação Portuguesa de Futebol, material desportivo para o treino, que é entregue a todas as equipas que se inscrevem na modalidade.
Miguel Silva da AF Braga, deu conta à Rádio Vizela do crescimento da modalidade na associação, onde há mais mulheres: “Chegámos aos 300 atletas, que representam 17 entidades de todo o distrito. A nossa média de idades ronda aos 70 anos. O nosso atleta mais velho tem 91 anos e ainda participa ativamente nos encontros, mas a média é de 70 anos. Uma particularidade é que, ao contrário do que acontece a nível nacional, temos inscritas mais senhoras do que homens a praticar o Walking Football”.
Os propósitos estão também bem definidos: “Além de proporcionar a prática desportiva, proporciona também estes momentos de convívio. Serve para retirar as pessoas de casa do sedentarismo com que algumas acabam por viver, estar sentadas no sofá o dia todo e aproveitam a modalidade para praticar desporto.
Na Câmara Municipal de Vizela a modalidade tem vindo a ser dinamizada pela ação social e pelos técnicos de desporto.
José Ricardo Monteiro é um dos responsáveis, fazendo um balanço positivo ao novo projeto: “O balanço é muito positivo, foi cinco estrelas, isto é um projeto novo em que neste momento nós temos 19 praticantes, para hoje tínhamos 12 atletas, para o próximo se calhar já conseguimos entrar com duas equipas neste torneio”.
Nelson Silva trabalha na Câmara Municipal é também um conhecido treinador de futebol, sendo por isso o escolhido para passar as noções básicas de um futebol diferente:
“Sabendo de nós que a parte competitiva fica de parte, importando a parte lúdica e social. Vão aprendendo para depois se tornarem competitivos, mas isso não é o mais importante, o mais importante será sempre o convívio, o praticar o desporto, e a socialização dos mais velhos”.
Na Equipa do Município de Vizela, o atleta mais velho conta com 84 anos. “A maior parte conta com 70 e muitos, o mais velho tem 84 anos. Sabemos que vamos jogar contra mais novos, mais velhos se calhar, mas isso não é o menos importante, o mais importante é participar, é o convívio, é eles estarem contentes e que ninguém se magoe, acima de tudo”, destaca ainda Nelson Silva.







