Casa da Cultura recebe a exposição "Retratos de Mulher"
A Casa da Cultura de Vizela recebe no fim de semana, nos dias 13 e 14 de junho, a exposição “Retratos de Mulher”, uma iniciativa promovida por Sandra Coutinho que reúne fotografia, partilha de experiências e uma forte componente solidária.
A mostra resulta dos projetos fotográficos que a organizadora tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos.
“Muitas vezes perguntam-me, mas afinal, o que é que tu fazes profissionalmente? E esses projetos abraçam a fotografia, a moda, a maquilhagem”, explica Sandra Coutinho em conferência com a Rádio Vizela, acrescentando que a exposição surgiu porque “já tinha conteúdo suficiente para fazer uma exposição destas fotografias”.
Os retratos apresentados refletem a essência do trabalho desenvolvido pela promotora do evento, que procura proporcionar experiências de valorização pessoal através da imagem. “Aqui o conceito é priorizar-se, viver uma experiência diferente, em que elas só têm que aparecer com vontade de tirar cá para fora a melhor versão delas”, refere.
Além das fotografias, os visitantes poderão conhecer os bastidores das sessões fotográficas.
“No Salão Principal tenho a exposição de fotografias mesmo impressas, em tamanhos grandes” e “tenho também o ecrã, que vai estar a passar os bastidores destes projetos, vai estar a passar outras fotografias que não estão impressas”, adianta.
A exposição integra ainda um conjunto de outras atividades, desde palestras a momentos musicais e espaços dedicados ao bem-estar.
“Tenho palestras, que acho super interessante, que vai tudo também, é como lhe digo, é um fio condutor”, explica Sandra Coutinho. O programa inclui ainda um estúdio fotográfico aberto ao público. “Vou ter um estúdio de fotografia montado para quem quiser tirar a fotografia na hora, com a minha fotógrafa da minha equipa.”
Um dos principais objetivos da iniciativa passa também pela solidariedade. “Desde o início que eu falei com o senhor presidente, queria que tivesse uma vertente social”, recorda a organizadora.
Nesse sentido, as receitas obtidas através de várias iniciativas do evento serão canalizadas para ajudar famílias sinalizadas no concelho.
“Tudo o que estiver à venda reverte 100% a favor desta causa”, afirma. A responsável explica ainda que “a venda dos quadros, das fotografias, embora só se possa vender à pessoa que está fotografada ou ao núcleo próximo, 50% também reverte para essa causa”, assim como “a roupa em segunda mão também é 50%”.
Quanto ao destino dos fundos angariados, Sandra Coutinho esclarece.
“A causa são as famílias mais vulneráveis do concelho, que temos aí meia dúzia de famílias sinalizadas, que ainda não entraram no sistema de ajuda e que precisam realmente”.
A entrada no evento é gratuita, mediante levantamento de pulseira. “A aquisição da pulseira é gratuita” e permitirá também aos visitantes participar nos sorteios previstos pela organização.
Para finalizar, Sandra Coutinho deixa um convite à comunidade para visitar a exposição e conhecer o trabalho desenvolvido.
“Quero que as pessoas percebam que em Vizela também se fazem coisas bonitas”, afirma. “Vão ver coisas bonitas, vão ter coisas interessantes, socializar, que é importante”, conclui.







