Vasco Botelho da Costa: "Temos que nos focar em nós"

Jogo inserido na penúltima jornada da Liga está marcado para as 20h15 de segunda-feira

O Moreirense desloca-se esta segunda-feira a Tondela para o jogo a contar para a 33ª e penúltima jornada da Liga. Um jogo mais importante para a formação da casa, ainda a lutar pela manutenção no campeonato maior português.

O jogo está marcado para as 20h15 e contou com a antevisão de Vasco Botelho da Costa, ao início da tarde deste sábado. O treinador começou por abordar essa questão, ou seja até que ponto e por esse facto, o jogo se pode tornar ainda mais difícil para a Moreirense.

“Quem está a lutar pela vida, garantidamente tem a fica ligada, para a atitude competitiva, a agressividade, lutar até o último lance, isso acontece sempre, como aconteceu a semana passada e como esperamos que aconteça agora. Nós optamos por não pensar muito nisso e focar-nos em nós. O adversário é importante pelas suas características, por aquilo que faz quando tem bola, por aquilo que faz quando não tem bola, e é sobre isso que nós também tentamos desenvolver o nosso jogo. Mas temos um objetivo claro, que é acabar o mais acima na tabela, e para isso queremos fazer estes seis pontos até ao final do campeonato, primeiro estes três, independentemente da situação do adversário”, destacou.

Destacou ainda as referências, atendendo às mudanças nas equipas no histórico recente:

Já deu para perceber que o Gonçalo tem ideias bem definidas, é um treinador estratégico, principalmente do ponto de vista ofensivo, ele procura olhar muito para aquilo que os adversários fazem, de modo a decidir o que é que quer que a sua equipa faça do ponto de vista ofensivo. É uma equipa que quer jogar, que procura desbloquear em ataque posicional, depois também tem timings bastante interessantes de ataque à profundidade, e portanto, vai ser um jogo onde nós temos que estar muito competentes do ponto de vista defensivo, temos que ser muito agressivos, de modo a que a equipa do Tondela não consiga entrar por meio do nosso bloco e depois eventualmente ferir-nos nas nossas costas, e do ponto de vista defensivo também é uma equipa que gosta de pressionar, muitas vezes tentam pressionar a campo inteiro, e nós já estamos mais habituados, mas ao mesmo tempo também faz com que tenhamos que estar muito ligados, até porque não vai ser fácil também pela questão climatérica, e portanto temos que ser muito vivos a perceber quais são os momentos em que temos para atacar”.

A última vitória fora de portas para o Moreirense foi em fevereiro, essa poderá ser também uma motivação no jogo de hoje para a equipa: “Nós tentamos ganhar todos os jogos, foi isso que nos propusemos desde o início, algo que eu acho que tem que ser analisado de uma forma positiva, são muito poucos os jogos onde nós não estivemos à altura de competir, dois, três, salvo erro, esta época, e portanto isso eu acho que para uma equipa como a nossa, acaba por ser positivo, e o facto de jogar fora ou em casa, nós tentamos que não pese muito naquilo que é a nossa abordagem, óbvio que gostamos muito mais de jogar em nossa casa, junto dos nossos, que têm tido um papel fantástico. Agora têm uma deslocação segunda-feira à noite, com um mau tempo a Tondela para nos apoiar, mas que tenho a certeza que como sempre não vão falhar, mas sem dúvida que queremos fechar o ano da melhor maneira, independentemente de ser fora, de ser em casa, olhamos aos seis pontos, primeiro são estes três, muito respeito pela equipa do Tondela, que é uma equipa difícil, uma equipa que está a crescer bastante, do ponto de vista daquilo que é a qualidade do seu jogo, e portanto, como todas as semanas, vamos querer ganhar”, afirmou o treinador.

Questionado ainda que olhar para um lugar ainda mais acima da tabela classificativa, pode abrir menos espaço a experiências, ou a dar mais minutos a jogadores menos utilizados respondeu da seguinte forma:

“Se olharmos para a realidade do nosso plantel, praticamente todos eles acabaram por ter espaço, por ter oportunidades, por ter minutos, porque no fundo, sempre olhámos para o nosso plantel como um plantel bastante homogéneo, onde tínhamos diversas soluções, e quando eu falo que nós, aqui ou ali, acabámos por sofrer com as ausências, era mesmo por uma questão de número, por uma questão de desgaste dentro do próprio jogo, por uma questão de não termos determinadas características para um jogo que seriam importantes, não tanto pelo facto de, aos que jogam mais, não estão disponíveis, porque a verdade é que nós acabámos por dar bastante utilização a praticamente todos os jogadores, e portanto, eu acho que isso é uma questão que não se coloca. Obviamente que é normal haver ali um núcleo duro, entre aspas, que acaba por ter mais minutos, mas nós, as avaliações também que temos a fazer, fazemos durante a semana, fizemos ao longo da época, e portanto, as mudanças que vamos fazendo são sempre mudanças no sentido mais estratégico, obviamente que temos mudanças que somos obrigados a fazer, agora temos mais um jogador castigado, mas vamos, como sempre, olhar para aquilo que pode vir a ser o jogo, e tomar as decisões sobre quem joga, única e exclusivamente com esse objetivo, que é ganhar o jogo”, finalizou.

O jogo entre o Tondela e o Moreirense, joga-se na segunda-feira, dia 11, às 20h15, com relato na edição especial de desporto da Rádio Vizela.

 

PUB___