Vasco Botelho da Costa manifesta vontade de fazer melhor

Moreirense com treino aberto à Imprensa, este sábado, no arranque da nova época

O Moreirense já trabalha na nova época desportiva, o treino da manhã deste sábado, realizado na Vila Desportiva, teve os primeiros 15 minutos abertos à Imprensa. Foi altura para recolher as primeiras imagens e também as primeiras palavras a Vasco Botelho da Costa. O treinador assumiu neste regresso a grande vontade de todos em começar a treinar: “Muita vontade principalmente no dia de tocar na bola. Dos últimos dois dias eles normalmente não gostam tanto, mas nós estamos muito contentes, não há barriguinhas extras, toda a gente se portou bem, as expectativas são excelentes, até porque temos uma base já muito consolidada para aquilo que vai ser o plantel da época”. Assumiu o técnico que começa a trabalhar já com uma base de cerca de  90% do plantel fechado. “Como é óbvio, na perspetiva do treinador e do desenvolvimento da equipa acaba por ser muito interessante. Integrar gente nova, as diferenças no projeto com o aparecimento e com a criação do Sub-23, que vai obrigar a novos desafios diários também da parte de todos nós, mas sempre na ótica daquilo que é este novo Moreirense, que é um projeto em desenvolvimento, em crescimento, e todos nós estamos muito contentes por fazer parte disso”, afirmou.

Um plantel com bastantes caras novas, que irá obrigar a muito trabalho, nesta pré época: “Isso é normal, falo com muita experiência, foi daí que eu vim, da base, dos Sub-23, portanto o jogador jovem é algo que nós estamos habituados. Também contamos muito aqui com a nossa malta mais experiente, para ajudar na integração de todos estes jovens.

No fundo, o mais importante é o Moreirense, a equipa, mais do que qualquer individualidade. O nosso grande objetivo é integrar toda a gente da melhor maneira, com calma, também não há pressas, temos tempo para trabalhar, porque o grande objetivo da pré-temporada é estarmos preparados para a primeira jornada da melhor forma possível”.

 

“Nós somos muito ambiciosos, e portanto, diria que adorava fazer melhor”

 

E ambição é a palavra de ordem para a nova temporada, segundo o treinador: “Vocês conhecem-me bem, sabem a minha opinião acerca da 1ª Liga, nós somos muito ambiciosos, e portanto, diria que adorava fazer melhor, mas mais do que pensar nisso, é perceber que começamos todos do zero, e portanto, aquela meta muito realista dos 35 pontos é, sem dúvida, a nossa meta”. Mais uma vez apontou as dificuldades e competitividade deste campeonato: “Tirando aquelas cinco grandes equipas do nosso campeonato, e se calhar já podemos começar a colocar ali um pouco o Famalicão, todos partimos em pé de igualdade, é um campeonato muito difícil, um campeonato muito mental, a forma como se começa pode ter uma influência grande sobre o restante da época, e portanto, lá está, prepararmos o melhor possível para darmos uma resposta positiva na primeira jornada, e foco nos 35 pontos”.

Sobre o calendário arranca com Braga e Benfica em casa, mas o treinador vê isso pelo lado positivo: “Vejo pelo copo meio cheio, despachamos logo de início, e é também um dos nossos micro-objetivos, digamos assim, crescer em relação à temporada passada, onde não conseguimos pontuar contra as equipas de cima do campeonato, é algo que nós queremos muito contrariar, e portanto, é já no início que vamos ter algumas dessas oportunidades, e portanto, vamos querer aproveitar”.

Ainda sobre o plantel, Vasco Botelho da Costa apontou o que ainda falta: “Ali na zona mais ofensiva, eventualmente corredores. Esta questão também da criação do plantel de sub-23 também nos permite ter aqui alguns jovens integrados, porque nós também os conhecemos, e daí eu dizer que não há nada assim pré-estabelecido, um extremo sim, isso eu posso dizer, mas depois a partir daí nós também queremos perceber o que é que temos em casa, porque é a ideia do clube, e é também algo com o qual eu concordo bastante”.

Sobre a pergunta se o grupo está estanque a saídas, ou ainda poderá haver alguma possibilidade de saída, afirmou que “o Moreirense é um clube vendedor”. “Estamos sempre abertos a receber propostas pelos nossos atletas, sabemos que isso pode acontecer, e portanto, enquanto o mercado está aberto. Não é algo que está nos planos, mas é como eu disse, muito focados, e é a minha maneira de estar. Hoje são estes que estamos aqui, há alguma malta também que veio com uns toquezinhos e que não podem integrar de início, oportunidade também para vermos alguns sub-23, e vamos avaliar as coisas com o tempo”, finalizou.

 

PUB___