São sete as propostas finalistas do OPJ 2026 de Vizela
A nona edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Vizela entrou numa nova fase com a apresentação pública das sete propostas admitidas a concurso para 2026. A sessão decorreu esta segunda-feira, 18 de maio, marcando o arranque da etapa que antecede a votação final.
Sob o mote “Vizela Somos Todos”, a edição deste ano voltou a desafiar jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, a apresentarem ideias para melhorar a comunidade. A Câmara Municipal de Vizela mantém, nesta edição, o reforço orçamental de 30 mil euros destinado à concretização das propostas vencedoras.
São sete as propostas finalistas desta edição: “Feira Arte de Pensar”, uma feira intelectual e artística com oficinas de olaria e pintura, palestras dinamizadas por escritores, debates, exposições e peças de teatro; “Campo de Padel para Todos”, que prevê a construção de um campo de padel em Santa Eulália para utilização livre, escolar e associativa; “Dogspot Vizela”, um parque canino vedado e equipado no Parque das Termas; “Hidratar é Cuidar”, projeto que propõe a instalação de dispositivos de água em escolas e diferentes tipologias de bebedouros para pessoas e animais; “Vizela, a Nossa História”, um documentário sobre o concelho com sessão de estreia aberta ao público na AIREV; “Vizela Beach Arena”, com criação de campos de futebol e voleibol de praia; e “Vizela Empreende”, um espaço municipal multifuncional de ligação entre jovens, escolas, associações e empresas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, a qualidade das propostas apresentadas demonstra a evolução da iniciativa ao longo dos anos. “São projetos que, de certa forma, vão ser a imagem daquilo que os jovens procuram nos dias de hoje, tentando superar dificuldades que encontram no seu dia-a-dia e responder a necessidades que identificam no concelho. São projetos de qualidade e provam o crescimento do Orçamento Participativo Jovem do ponto de vista das propostas apresentadas”, afirmou.
O presidente destacou ainda o impacto da iniciativa na promoção da cidadania e da participação democrática: “O Orçamento Participativo Jovem é muito importante para a democracia, não apenas para a democracia do presente, mas sobretudo para a democracia do futuro. Esta iniciativa coloca os jovens a fazer, implicitamente, tudo aquilo que acontece numas eleições autárquicas: constroem um projeto, mobilizam pessoas à sua volta, promovem-no, vão a votos e depois conseguem, ou não, eleger esse projeto”, referiu.
“Desta forma, estamos a incentivar as pessoas a aderir mais à cidadania, a aderir mais à democracia e a preocupar-se mais com o coletivo e não apenas com aquilo que é individual”, acrescentou.
Victor Hugo Salgado sublinhou ainda a importância da votação online e da mobilização juvenil: “Temos tido uma votação muito significativa e expressiva, o que é importante para a Câmara, mas também para os jovens e para a sua capacidade de mobilização. Acredito que estamos no caminho certo”, concluiu.
O período de votação decorre até 14 de junho, através da plataforma online disponibilizada pela autarquia em https://www.cm-vizela.pt/opj/
Podem votar jovens entre os 12 e os 30 anos que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, sendo permitido apenas um voto por participante e num único projeto.
Recorde-se que o OPJ foi criado com o objetivo de incentivar a participação cívica e democrática da juventude, o Orçamento Participativo Jovem vai já na sua nona edição. Ao longo dos últimos anos, o programa contabilizou 61 projetos apresentados e um total de 8.323 votos registados.






