Rotary aprova plano de atividades e orçamento para 2026-2027
O Rotary Club de Vizela realizou esta quarta-feira, 29 de julho, a sua Assembleia Geral, naquela que foi a quarta reunião do novo ano rotário 2026-2027. Da ordem de trabalhos constava a apresentação e votação do plano de atividade e do orçamento, documentos que foram aprovados por unanimidade.
Para este novo mandato, o clube pretende dar continuidade aos projetos que tem desenvolvido junto da comunidade, nomeadamente o apoio através da cedência de camas articuladas e cadeiras de rodas, a Universidade Sénior, o apoio ao NRDC, o Jardim da Amizade, iniciativas com escolas, bombeiros e clubes desportivos e o projeto LifeVac. Está também prevista a entrega de um desfibrilhador à GNR de Vizela.
Segundo José Abreu, presidente do Rotary Club de Vizela, a aposta passa por manter o trabalho desenvolvido e, ao mesmo tempo, avançar com novos projetos. Um deles poderá estar relacionado com a alfabetização de adultos estrangeiros, através da aprendizagem da língua portuguesa.
“Em primeiro lugar, é dar continuidade à grande maioria dos nossos projetos. Desde as camas articuladas às cadeiras de rodas, a Universidade Sénior, O NRDC, o Jardim da Amizade, ajuda aos alunos e estudantes e os projetos com as escolas”, explica.
O principal projeto para este ano rotário será, contudo, desenvolvido em parceria com a AIREV e será apresentado a financiamento internacional do Rotary. Recorde-se que, na passagem de Rui Dias e José Abreu, vice-presidente e presidente, respetivamente, do Rotary Club de Vizela, pela Rádio Vizela, referiram que este projeto consiste em equipar a futura residência da AIREV.
A iniciativa encontra-se ainda em fase de preparação e deverá envolver também clubes de Rotary de Espanha, do Brasil, e em Portugal: Distrito 1970 (Norte e Centro) e Distrito 1960 (Sul, Centro e Ilhas), além de empresas, associações e entidades do concelho de Vizela.
José Abreu sublinha que o objetivo passa por criar um projeto com impacto duradouro: “O tema que tenho este ano é impacto, criar impacto duradouro. O projeto que vamos fazer com a AIREV tem de ser um projeto que seja duradouro”.
O presidente do Rotary Club de Vizela adianta que estão a ser recolhidos orçamentos e formalizados apoios, estando prevista, a partir de setembro, uma maior mobilização junto da comunidade. A intenção é reunir parceiros e mecenas que possam contribuir para concretizar o projeto, que poderá representar um investimento na ordem dos 80 a 90 mil euros.
No conjunto, o orçamento do Rotary Club de Vizela para o novo ano rotário deverá ultrapassar os 100 mil euros: “O orçamento para este ano rotário subiu um bocadinho. A Universidade Sénior tem mais alunos e já tem um orçamento mais elevado. (…) É o primeiro orçamento que temos tão alto, porque estamos aqui a falar de um projeto que vai na ordem dos 85 mil euros”, afirmou José Abreu.






