Recreação história da assinatura do Tratado de Tagilde
Este domingo, dia 10, realiza-se a sessão solene evocativa dos 650 anos do Tratado de Tagilde. A cerimónia vai decorrer do Largo da Igreja de Tagilde, pelas 11h30, e contará com uma recreação histórica da assinatura do Tratado de Tagilde que, recorde-se, teve lugar a 10 de julho de 1372.
De acordo com a Câmara Municipal de Vizela, na cerimónia marcarão presença, um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, o embaixador britânico em Portugal, Chris Sainty, a presidente de Portugal-UK 650, Maria João Araújo, e o presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), António Ferreira.
A Câmara Municipal de Vizela considera esta mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.
As comemorações do Tratado de Tagilde, diz ainda o município, vão ainda contribuir para consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, na vertente de turismo histórico e cultural.