PT-UK 650: Vizela e Braga sedes das comemorações

Braga recebe hoje primeira iniciativa inserida nas comemorações.

O Município de Braga vai associar-se às comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica. É uma das entidades, a par de Vizela, que está envolvida na organização de um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer entre Portugal e o Reino Unido nos próximos dois anos. A primeira iniciativa que Braga vai receber irá ter lugar já hoje, às 21h00 no Auditório Vita, com a Gala de Ano Novo, promovida pela Escola de Dança Ent´artes.

Ao longo deste ano, diversas entidades da cidade irão acolher iniciativas para celebrar esta efeméride, que contará com a cidade de Braga e de Vizela como sedes das comemorações portuguesas. Refira-se que o ponto alto destas celebrações vai acontecer em julho, a 09 e 10, com a realização de uma gala no Theatro Circo, uma cerimónia religiosa na Sé Catedral e atividades comemorativas no concelho de Vizela, sendo que haverá também um Congresso Interdisciplinar na Universidade do Minho de 06 a 09 de julho.

Recorde-se que o início da formalização da Aliança, baseada na amizade entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de julho de 1372 em Vizela, e a sua concretização com a assinatura do “Tratado de Paz, Amizade e Aliança”, a 16 de junho 1373 em Londres. Um programa de comemorações intitulado Portugal-UK 650 está já decorrer em ambos os países. Portugal-UK 650 é dirigida por uma comissão coordenadora de ambos os países, da qual faz parte o presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, e o autarca de Braga, Ricardo Rio, sendo liderada por Maria João Rodrigues de Araújo da Universidade de Oxford. Para além da celebração das datas mais importantes – os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de Julho de 2022 e do Tratado de “Paz, Amizade e Aliança”, a 16 de Junho de 2023 – Portugal-UK 650 engloba outras iniciativas tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.

 

PUB___