Programa dos 650 anos do Tratado de Tagilde apresentado
Concerto na Praça com Sofia Escobar e Banda da Filarmónica esta sexta-feira.
Maria João Araújo, presidente das comemorações Portugal-UK 650 esteve na apresentação deste programa, ao lado de Victor Hugo Salgado e de António Ferreira, presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), esta tarde, na sede do município.
“Quando iniciamos o trabalho de preparação para estas comemorações, o Tratado de Tagilde era, de certo modo, desconhecido, quer em Portugal, quero no Reino Unido e neste momento, já é internacionalmente conhecido”, disse Maria João Araújo. “Tudo resultante do trabalho que temos feito em conjunto, deu na televisão do Reino Unido, nos jornais, o que é muito positivo”, disse ainda. Indo ao encontro das palavras do edil vizelense quando este referiu que “há um antes e haverá um depois destas comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde”.
Quanto ao programa, entre esta quarta-feira e sábado, vai decorrer o Congresso Interdisciplinar da Aliança Luso-Britânica: “Balanço do Passado e perspetivas de futuro”, a decorrer no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. Os interessados podem assistir, mas para isso devem-se proceder a uma inscrição.
Esta sexta-feira, dia 08 de julho, Sofia Escobar, vimaranense que foi protagonista durante muito tempo do “Fantasma da Ópera”, promete brilhar e fazer brilhar a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, num concerto marcado para as 21h30, na Praça da República, em Vizela.
No dia seguinte, as comemorações concentram-se em Braga, na Praça da República, onde decorrerão atividades de rua organizadas pela Embaixada britânica a decorrer no centro da cidade ao longo de todo o dia. À noite, haverá uma Gala Solidária, no Theatro Circo, também na cidade dos arcebispos. Irá contar com solistas da English National Ballet que vão estrear uma nova obra sobre a Aliança Luso- Britâncica com coreografias de Renato Peroni de Castro. A cerimónia vai contar também com o Coro do Queens’s College da Universidade de Oxford e com a Orquestra da Universidade do Minho. Atuará o Quinteto de Sopros da Band of the Coldstream Guards, entre outros. Os donativos revertem a favor da ANDI – Associação Novo Diálogo (www.andi,ngo), podem ser feitos por transferência bancária ou MBWay.
No domingo, dia 10, haverá uma eucaristia na Sé Catefral de Braga, com música interpretada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido por Owen Rees. Cerimónia que será presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga D. José Cordeiro.
Nesse mesmo dia, mas em Vizela, mais concretamente em Tagilde, junto ao monumento do Tratado, haverá uma Sessão Solene, com a recriação da assinatura do Tratado de Tagilde, e o almoço será na Quinta del Rei.
Às 18h00 de domingo, na Praça da República, atuará o Coro do Queen’s Cpçllege da Universidade de Oxford e da Orquestra da Universidade do Minho.
Nota ainda para outros concertos que vão acontecer em Sintra, Lisboa, Coimbra e Porto.
Confira tudo na próxima edição do RVJornal.