Praga de percevejos em Moreira de Cónegos preocupa
O presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos chama a atenção para uma praga de percevejos, na zona da Rua de Pereiras, onde está o nicho de Nossa Senhora da Ajuda e que confronta com a Rua do Outeirinho e a Rua do Cruzeiro e Rua de Santa Marta. “Os habitantes têm notado o que nós poderemos chamar de praga de percevejos”, adverte António Brás.
A Junta de Freguesia expôs o assunto à Câmara Municipal de Guimarães que, segundo o autarca, contratou uma empresa para solucionar o problema, no entanto a empresa apenas esteve a desinfeta a parte pública, deixando de fora os terrenos privados e as habitações. “A empresa veio, fez o trabalho que tinha a fazer, mas a resposta que temos é que a empresa não pode fazer a desinfeção em terrenos privados. As pessoas continuam preocupadas, porque o número em excesso desses insetos continua na casa das pessoas e a Junta está preocupadíssima”.
Deste modo, o problema mantém-se. “Continua a praga onde a empresa foi. Hoje mesmo, já após o almoço, duas famílias muito preocupadas”, contactaram o autarca, que, garante, vai ainda hoje ao Município de Guimarães para “exigir” uma solução. “Para que não saiam aqueles bichinhos pelos tubos das casas e as pessoas possam abrir janelas, é uma coisa muita séria que está a acontecer naquela zona”, afirma.
“As coisas continuam rigorosamente na mesma, se a empresa desinfetou apenas os caminhos públicos, obviamente que não resolveu”. “Os bichinhos continuam lá, então vamos hoje outra vez à Câmara para levar essa preocupação, para tratarem do assunto como devem tratar”. “Estamos inconformados e enquanto isto não se resolver não vamos descansar”. “Uma praga é uma praga, como as vespas asiáticas podem estar num telhado, numa horta, num jardim e também vão lá, qual é a diferença?”, finaliza António Brás.








