Obras de restauro "iluminam" Capela de S. Bento das Peras
A Confraria de S. Bento das Peras inaugurou este domingo, 23 de novembro, as obras de restauro levados a efeito na Capela do padroeiro de Vizela, ao longo do último mês, numa obra executada pelo artista vizelense Valença e suportada financeiramente por três beneméritos, José Borges, Paula Mainini e Artur Peixoto.
Xavier de Freitas, presidente da Confraria, destacou a forma como foi recebido por estes três vizelenses que além de terem tido “sim” ao desafio lançado, ainda agradeceram por terem a oportunidade de contribuir para a recuperação da ermida, um dos locais mais visitados de toda a região e com grande significado para o Vale de Vizela.
O presidente da Confraria destacou ainda o papel das Juntas de Freguesia de Tagilde e Caldas de Vizela no desenvolvimento do santuário mas também da Câmara Municipal de Vizela. “Está a iniciar um novo mandato de quatro anos e espera-nos muito trabalho”, afirmou Xavier de Freitas dirigindo-se a Victor Hugo Salgado.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância, a par das construções de raiz, das intervenções que permitem a manutenção e a recuperação do património, neste caso religioso e um dos mais identitários de Vizela.
A partir de agora, quem entrar na Capela de S. Bento, como afirmou Victor Hugo Salgado, verá, sobretudo, “mais luz”, o que permitirá desfrutar de cada detalhe da ermida que, apesar de manter o edificado, parece agora mais ampla.







