Ermida de São Bento "ficou com outro charme"
A Confraria de São Bento anunciou a cerimónia de reabertura da Ermida de São Bento, a decorrer este domingo, dia 23 de novembro, às 15h30, no Santuário do São Bento das Peras. De recordar que este património religioso recebeu uma obra de restauro, iniciada a 31 de outubro.
O presidente da Confraria de São Bento, Xavier Freitas, explicou que “uma direção tem de estar sempre atenta àquilo que é o seu património e notamos que o santuário está num sítio muito desprotegido e é muito fácil a pintura degradar-se. O que fizemos foi um pequeno restauro no altar e no teto da Ermida e aproveitamos a situação para colocarmos um candeeiro novo, mais adequado àquele espaço.
Xavier Freitas explicou que este restauro “melhora em muito” a experiência de quem visita a Ermida, “porque tudo o que seja dar uma melhor visibilidade, quando as pessoas visitam, notam as melhorias que se estão a fazer. Não foi uma intervenção grande, mas foi adequada ao espaço, neste momento. A capela ficou muito mais apelativa, com outro charme”.
A Confraria de São Bento tem, também, um projeto de requalificação da área envolvente ao Santuário do São Bento. O presidente da Confraria de São Bento explicou que estão planeadas “vias de acesso automóvel, caminhos pedonais, parque de estacionamento e melhoramento à zona da Cistra, porque estava abandonada e estamos a requalificar esse espaço, dando-lhe outra dignidade e uma proteção do património, que nos diz muito. Ainda não temos data de inauguração porque a obra é bastante grande e está a ser realizada no exterior, o que, com este inverno, a obra irá atrasar. Será no princípio do ano”, afirmou Xavier Freitas.







