Nelson Oliveira tomou posse da Câmara Municipal de Lousada

Nelson Oliveira tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Lousada, no passado sábado, dia 25 de outubro, em função dos resultados verificados nas Eleições Autárquicas de dia 12 de outubro.

Esta tomada de posse deu início a um novo ciclo na vida política de Lousada. Pedro Machado, anterior presidente da Câmara pelo Partido Socialista, atingiu o limite de mandatos consecutivos, abrindo as portas para a candidatura, vencedora, de Nelson Oliveira. O presidente da Câmara cessante, Pedro Machado, mantém a sua ligação ao município, assumindo o cargo de presidente da Assembleia Municipal.

Leonel Vieira foi o candidato da Coligação Lousada no Coração (PSD/CDS-PP), à Câmara Municipal. Apesar de não ter vencido as eleições, foi eleito como líder da bancada da oposição, que alcançou mais um mandato (3), em comparação às Eleições Autárquicas de 2021 (2).

Em entrevista à Rádio Vizela, Leonel Vieira partilhou assumir “a posição que me foi confiada pelos Lousadenses, eu e os meus colegas eleitos seremos vereadores da oposição e faremos uma oposição construtiva, sempre na defesa dos cidadãos e do território do concelho. Julgo que ambos os partidos defendem sempre o território e os nossos cidadãos, o que nos move é o desenvolvimento de Lousada. Estaremos disponíveis para colaborar com a gestão do município”.

Em declarações à Rádio Vizela, Nelson Oliveira falou das principais prioridades do seu Executivo, ressaltando “dar continuidade a projetos que estão em curso, como a loja do cidadão, o novo Centro de Saúde e a requalificação de todos os outros, a construção de habitação acessível, onde já temos projetos prontos para serem entregues a concurso, para jovens casais. Há uma série de intervenções que queremos fazer, quer na área desportiva, recreativa, cultural e até no próprio serviço público, que estarão prestes a ser concluídas, nos próximos um ou dois anos”.

Nelson Oliveira foi vereador, no anterior mandato 2021/2025 e falou da experiência, dizendo ter sido “positiva, dá algum lastro àquilo que tem sido a atuação do Município. Estou dentro dos dossiers, dentro da dinâmica Municipal, e, numa perspetiva de continuidade dos projetos em curso, dar esta estabilidade que os Lousadenses pretendem”.

O atual presidente da Câmara deu foco às necessidades dos jovens. “No anterior mandato criamos a casa da juventude, o espaço Coworking [um espaço, geralmente semelhante a um escritório, que é partilhado por várias pessoas, de profissões diferentes], estamos a trabalhar na questão da habitação para jovens casais. Lousada é um dos concelhos mais jovens do país e, portanto, é o nosso maior tesouro e o nosso incentivo é trabalhar para que os jovens se continuem a fixar cá e a construir famílias no nosso território”.

PUB___