João Martins vai trabalhar "na parte do Comércio e Serviços"
O deputado João Martins, eleito pela Coligação Mais Vizela (PSD/ IL /CDS-PP) para a Assembleia de Freguesia de Caldas de Vizela e presidente da JSD Vizela, foi convidado para exercer funções na Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, integrada no Governo de Portugal.
O vizelense, de 24 anos, já está a integrar o gabinete liderado por Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, tendo iniciado funções esta segunda-feira.
Em entrevista à Rádio Vizela, João Martins partilhou que o convite surgiu logo após as Eleições Legislativas de 18 de maio de 2025, “após eu me ter envolvido mais a sério” na política. “Estive para ir para Lisboa, mas surgiu a candidatura à junta e, caso vencesse as eleições [Autárquicas] de dia 12 de novembro, eu não iria para Lisboa. Como não venci, tenho disponibilidade” para desempenhar os dois cargos.
João Martins explicou que a Secretaria de Estado do Turismo sofreu uma reforma, assumindo, também, a tutela do Comércio e Serviços. Segundo João Martins, o Secretário de Estado, Pedro Machado, “está mais esclarecido na parte do turismo” e, por este motivo, irá trabalhar “na parte do Comércio e Serviços”.
Quando questionado se este acumular de funções poderá afetar o seu trabalho na Assembleia de Freguesia, o presidente da JSD Vizela não deixou margem para dúvidas, “como a dr. Irene Costa foi deputada na Assembleia da República, sendo, ao mesmo tempo, deputada na Assembleia Municipal, eu também conseguirei fazer isso e conseguirei estar presente nas Assembleias de Freguesia. Não será entrave”.
O jovem, que assumiu funções no gabinete da Secretaria de Estado do Turismo, esclareceu que para que haja investimento no concelho de Vizela, é necessário o trabalho da Câmara, não podendo João Martins ser responsabilizado por uma eventual falta de fundos para desenvolvimento. Isto porque, “os dinheiros do poder central” só chegarão ao Município através “das candidaturas da Câmara Municipal. No que depender de mim, teremos investimento, mas essa decisão não é minha”.
Jorge Pedrosa, líder da Coligação Mais Vizela (PSD/IL/ CDS-PP), considera que este convite a João Martins é um reconhecimento das competências do deputado. “Esta ida do João para membro de um gabinete de apoio ao Secretário de Estado era algo que já se falava e, de certa forma, estava programada para que pudesse acontecer. Isto, fruto do reconhecimento das competências do João. A estrutura política em Vizela, tanto do PSD, como da JSD, tem pessoas com competências para desempenhar cargos desta natureza”.
O líder da Coligação Mais Vizela (PSD/IL/ CDS-PP) considera que esta experiência não será um entrave para o trabalho de João Martins, na Assembleia de Freguesia de Caldas de Vizela. “Pelo contrário, acho que pode ser um contributo para que Vizela possa beneficiar de alguém poder contribuir para a sua terra, através do trabalho que realiza no governo, e com o trabalho na Assembleia de Freguesia”.
O deputado João Martins foi convidado para exercer funções na Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, integrada no Governo de Portugal, tendo assumido funções esta segunda-feira.







