Hospital Veterinário de Guimarães já é uma realidade
A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, na presença de Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, que percorreu o novo hospital, guiado pela diretora e médica veterinária Inês Garcia, tendo a oportunidade de conhecer uma infraestrutura que apelidou como sendo de excelência e equipada com tecnologia de última geração.
“Neste caminho de sustentabilidade ambiental percorrido por Guimarães que será Capital Verde Europeia em 2026 está também a proteção, o cuidado, o respeito e até o amor pelas animais e a melhor forma de o expressar é criar estruturas para o apoiar”, começou por dizer o autarca vimaranense. Domingos Bragança admitiu ter sido surpreendido com as condições deste novo Hospital, nomeadamente com o investimento realizado ao nível da tecnologia de ponta.
Instalado na Rua Joaquim Ribeiro Moura, em Creixomil, o Hospital Veterinário de Guimarães vai manter-se em funcionamento 24 horas por dia, com clínica geral, mas também com consultas de especialidade, equipamentos para realização de raio-x, ecografia e tac (tomografia computorizada), bem como laboratório interno de análises, sala de cirurgia e equipamentos que possibilitam o tratamento em situações infectocontagiosas ou de Cuidados Intensivos. Referência ainda para a possibilidade da visita ao domicílio.
“Temos aqui um hospital do qual o nosso território se pode orgulhar (…) e é bom que se perceba que este hospital não é só para o território de Guimarães mas para uma área geográfica bem alargada, eu poderia dizer a região norte do país”, acrescentou Domingos Bragança.
Com uma área total de 1100 metros2, o Hospital Veterinário de Guimarães surge da iniciativa privada e será gerido pelas primas Inês e Maria Garcia. Complementa-se com outros serviços que promovem o bem-estar animal, como um Hotel e Playcare, através de uma parceria com a equipa “Train Your dog”, com trabalho feito na áreas do comportamento e educação animal.
Sobre a missão deste hospital, que diz muito sobre a alteração de paradigma em relação ao bem-estar animal na sociedade portuguesa, falou Inês Garcia: “Este projeto começou a ser idealizado há dois anos e quisemos inovar. Tem como pilar o cuidado e o respeito em prol de um serviço de excelência não só para os animais mas também para os seus tutores, por uma relação de confiança e duradoura com base na ética e transparência”. Depois falou do objetivo que move a sua equipa de trabalho: “Praticar uma medicina baseada na evidência e pondo o animal sempre em primeiro lugar”.
A médica veterinária falou ainda da importância de “criar sinergias com as clínicas da região” de forma a ser desenvolvida uma ação de complementaridade e ser prestado o melhor cuidado possível aos animais deste território. “Queremos ser uma referência e elevar os padrões da Medicina Veterinária na região. Queremos ser mais do que um hospital veterinário, queremos ser um espaço onde os tutores saibam que os animais estão em boas mãos”.