Hoje celebra-se o Dia de S. Bento
O programa religioso da 61.ª Romaria de S. Bento das Peras arrancou este sábado com a celebração de eucaristias campais; as celebrações começaram às 08h00 e repetem-se às 11h00, seguindo-se, às 17h00, a missa em honra de S. Bento.
Pelas 18h00, a imagem do santo deixa o Santuário de S. Bento das Peras em cortejo automóvel rumo à Igreja de Tagilde, percorrendo várias freguesias do concelho. A chegada está prevista para as 20h00, onde será celebrada a eucaristia de acolhimento.
Amanhã o programa religioso inicia-se às 07h00, com a celebração da eucaristia na Igreja de Tagilde. Meia hora depois arranca a peregrinação em direção ao centro de Vizela, estando a concentração dos peregrinos marcada para as 08h15, na Praça da República. A partida para o Santuário de S. Bento das Peras acontece às 08h30.
A eucaristia solene da peregrinação terá lugar às 10h30 e será presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nélio Pereira Pita, que participará também na caminhada dos peregrinos desde a Praça da República até ao santuário. A celebração será transmitida em direto pela Rádio Vizela.
Para o reitor do Santuário de S. Bento das Peras, padre Cândido Magalhães, a presença do bispo representa um momento de especial importância para a romaria. "Será um momento muito bonito de comunhão entre a Diocese e todos aqueles que participam nesta peregrinação", afirma.
O sacerdote sublinha ainda a disponibilidade demonstrada por D. Nélio Pereira Pita, que foi ordenado bispo há cerca de um ano. "Foi consagrado Bispo apenas no ano passado e as pessoas ainda o estão a conhecer. No entanto, disponibilizou-se de imediato para estar connosco e isso é um gesto muito bonito. Mostra que não estamos sozinhos e que somos acompanhados pelos nossos pastores", refere.
O reitor destaca que a romaria continua a ser, acima de tudo, uma manifestação de fé que reúne milhares de pessoas em torno de S. Bento. "Se todos os vizelenses participassem, já seríamos uma multidão. S. Bento é património de todos e é importante que as pessoas sintam que este também é o seu santuário", afirma.
Nesse sentido, deixa um convite à população para participar nas celebrações religiosas e acompanhar a peregrinação: "Gostava muito que as pessoas estivessem connosco. Que participassem na peregrinação, na Eucaristia e que passassem o dia no santuário. Queremos fazer deste um grande dia para Vizela e para todos os devotos de S. Bento."
Também o presidente da Confraria de S. Bento das Peras, Xavier de Freitas, apela ao civismo dos participantes, incentivando a utilização dos transportes públicos disponibilizados para o evento e ao cumprimento das indicações da organização. "Há espaço para todos. Pedimos apenas que as pessoas mantenham a tranquilidade, respeitem as indicações da organização e cuidem deste património, que é de todos nós", salienta.






