EITA reforça destaque internacional da Região do Ave
A quinta edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA) reuniu mais de 600 participantes de 6 países, consolidando a Região do Ave como um dos principais polos internacionais da tradição académica ibero-americana.
Ao longo de sete dias, o evento envolveu os municípios de Guimarães, Mondim de Basto, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Fafe, com um programa que integrou concertos, conferências, exposições e momentos de intercâmbio cultural entre tunas provenientes de Portugal, Espanha, México, Colômbia, Chile e Porto Rico.
Entre os destaques estiveram as TunaeTalks, dedicadas à diplomacia cultural, a exposição “Tuna: Matriz Ibérica, Identidade Global”, patente na Sociedade Martins Sarmento até fim de agosto, e a estreia de um tema original interpretado por mais de cinquenta tunos de diferentes nacionalidades.
Um dos destaques do evento foi a transmissão internacional que contou com mais de um milhão de visualizações nas redes sociais, reforçando um alcance global.
Segundo o diretor do EITA, Paulo Gonçalves.
“O EITA deixou definitivamente de ser apenas um festival. É hoje uma plataforma de cooperação cultural que liga universidades, municípios e instituições de seis países. O nosso objetivo passa por continuar a afirmar a Região do Ave como o grande ponto de encontro internacional deste movimento e por construir um projeto que tenha impacto durante todo o ano, muito para além da semana do festival.”
A organização considera que esta edição representa um novo patamar de afirmação internacional, destacando o reforço da cooperação cultural e académica entre os países participantes.








