Coração Azul aposta na valorização da fauna local
Projeto “Vizela Vale Encantado” foi apresentado no sábado.
A Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais apresentou no sábado, o projeto Vizela Vale Encantado – Projeto de Valorização da Fauna Vizelense, cujos objetivos passam pela identificação da fauna existente no concelho e a sua posterior geo-localização por forma a dar a conhecer à comunidade a fauna local e sensibilizar para a sua valorização e proteção.
O projeto está no terreno desde o dia 01 de janeiro e vai prolongar-se até ao dia 31 de agosto, contando com a colaboração dos fotógrafos vizelenses Jorge Lima e Américo Rui Pacheco. Caberá a eles a captação, através das suas objetivas, da diversidade animal existente no concelho. A apresentação do projeto teve lugar na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes e, à Rádio Vizela, João Ferreira, da Coração Azul, revelou estar com altas expectativas quanto ao sucesso do mesmo. Este é um projeto com cinco fases, que passam pela criação de um livro sobre a “Fauna de Vizela”; uma intervenção artística em agosto na cidade, uma exposição e uma palestra no Dia Mundial do Animal; visita e divulgação pelas escolas do resultado do projeto e, finalmente, o estudo e fundamentação para um futuro observatório natural. A gestão financeira do projeto será rigorosa. No futuro, caso o sucesso seja uma realidade, a associação espera contar com uma verba superior: “Vamos tentar ser o mais poupadinho possível, é claro que se houvesse mais verbas, poderíamos crescer mais este projeto, mas vamos ver”.
A vereadora Agostinha Freitas marcou presença, em representação da Câmara Municipal de Vizela. Falou de um “projeto transversal a várias áreas e enriquecedor, que deixará uma memória visual da riqueza da fauna do concelho”.
A Coração Azul vai contar com o trabalho de dois fotógrafos vizelenses, apaixonados por este tipo de trabalho. Jorge Lima já fazia fotos da fauna mas a motivação agora é maior e o mesmo entende Américo Rui Pacheco.