Centro de Acolhimento de Vila das Aves com 65 camas
O Centro situa-se no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária D. Afonso Henriques.
O Pavilhão Desportivo da Escola Secundária D. Afonso Henriques em Vila das Aves foi transformado num Centro de Acolhimento. Uma parceria entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Santo Tirso.
Este Centro de Acolhimento tem disponíveis 65 camas e está preparado para qualquer tipo de eventualidade, tal como nos conta Joaquim Faria, presidente de Junta de Vila das Aves: “Quanto tivemos aqui a visita do Delegado de Saúde, dado às condições de excelência que conseguimos neste Centro de Acolhimento, ele deu-nos a indicação que está preparado para qualquer eventualidade”.
“Inicialmente está montado para dar resposta aos lares caso existam infetados nos lares, para fazer a transferência de doentes não infetados, para terem condições, ou vice-versa, isso depois é uma questão que realmente o Delegado de Saúde irá decidir e não a Junta de Freguesia”, afirmou ainda o autarca.
Joaquim Faria, em entrevista à Rádio Vizela, destacou a ajuda de voluntários, associações, instituições e empresas na transformação do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária num Centro de Acolhimento.
A Junta de Freguesia de Vila das Aves, com o encerramento dos cemitérios à comunidade, também procedeu à limpeza e asseio do cemitério da freguesia. Joaquim Faria afirmou “ser necessário dar um certo carinho às pessoas que costumavam ir ver os seus entes queridos”.
O presidente da Junta de Freguesia dá conta ainda de outras iniciativas que tem levado a cabo na sequência do combate à propagação do Covid-19, nomeadamente de entrega de medicamentos e bens essenciais aos mais idosos. Com cerca de 50 voluntários, Joaquim Faria conta que “tem tido uma boa adesão”. “Começamos com cerca de 10/15 pedidos, mas agora já atingimos cerca de 40 pedidos, à medida que isto vai avançando as pessoas sentem mais necessidade de pedir ajuda na obtenção de bens de primeira necessidade”.