Festa de Nossa Senhora do Rosário este fim de semana
Durante décadas, a Festa de Nossa Senhora do Rosário foi um marco em Gandarela. Porém, um longo interregno fez com que as celebrações se perdessem no tempo, até que, em 2015, um grupo de mulheres decidiu devolver à comunidade um dos seus símbolos.
“A importância desta festa para a freguesia e para a paróquia é enorme. É uma festa que já houve há muitos anos, depois terminou, mas as pessoas nunca deixaram de falar nela. Havia uma irmandade da Senhora do Rosário e, com o tempo, surgiu a vontade de a levantar novamente”, recorda Adriana Ferreira, membro da primeira Comissão de Festas e atual.
Desde então, as comemorações realizam-se sem interrupções, graças ao empenho de equipas que assumem o compromisso por dois anos consecutivos. Este ano, a comissão que está ao leme é composta por elementos da equipa responsável pela reativação das festividades.
“A comissão anterior não conseguiu arranjar substitutos, e nós não queríamos, nem queremos, que a festa termine. Por isso, resolvemos juntar-nos e aceitar novamente este desafio”, explica Adriana Ferreira.
O esforço é grande, reconhecem, mas o retorno compensa. “É um trabalho que ocupa todo o ano, mas sem trabalho nada se faz. No fim, compensa imenso pelo convívio, pelas amizades que criamos e pela união que se reforça entre todos.”
As doze mulheres que hoje compõem a comissão dividem tarefas, angariam fundos, organizam eventos e cuidam de todos os detalhes. “É um percurso que não fizemos sozinhas, mas em comunidade”, sublinha Adriana Ferreira. “Convidamos toda a gente a visitar Gandarela, a apoiar esta comissão e as próximas que virão.”
O trabalho prolonga-se durante todo o ano, com atividades que visam recolher verbas e envolver a população, como a cantina e outras iniciativas locais. “Temos muita colaboração da nossa freguesia, das famílias, das pessoas que trabalham connosco. É uma festa que junta muita gente, mesmo fora dos dias principais”, garante Adriana Ferreira.
Um programa para todas as idades
A Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário decorre junto à Igreja Nova, na centralidade de Gandarela, e apresenta um programa diversificado, que conjuga momentos religiosos e culturais.
As celebrações arrancam na sexta-feira, 10 de outubro, com a abertura do espetáculo pelo grupo Akitokas, da freguesia, às 21h30, seguindo-se a atuação de Gandarela+Vida, que envolve os séniores da freguesia, às 22h00, e do grupo Doce D’Mel, às 22h30. À meia-noite, realiza-se uma sessão de fogo de artifício.
No sábado, 11 de outubro, o grupo Akitokas regressa às ruas, a partir das 14h00. Pelas 20h00, celebra-se a Eucaristia, seguida de procissão de velas, com itinerário da Igreja Nova para a Igreja Antiga. À noite, o destaque vai para a atuação da artista Ágata, às 22h00, seguida de fogo de artifício às 23h30 e da Noite Branca com DJ Pidá, a partir da meia-noite, uma novidade nas festividades.
“Surgiu entre nós a ideia de fazer algo diferente, porque em Gandarela nunca tinha acontecido uma Noite Branca”, revela Glória Vieira, elemento da primeira Comissão de Festas e atual.
“Achamos que o programa deste ano agrada a todas as idades, desde os mais novos aos mais velhos. Há um pouco de tudo”, acrescentou. O último dia de festa, domingo, 12 de outubro, é o ponto alto das celebrações. O dia começa com Eucaristia às 10h30. À tarde, pelas 15h00, realiza-se a recitação do terço na Igreja Antiga, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário, acompanhada pela Banda Filarmónica Vizelense, pelo Agrupamento de Escuteiros de Serzedelo, andores e figurantes.
A animação continua com o grupo Os da Boina, de canto alentejano, às 16h30, e com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe, às 17h00. As festividades encerram às 18h30, com fogo de artifício.
“O domingo é sempre o ponto maior, com a procissão. As expectativas são boas e esperamos que muita gente participe”, refere Glória Vieira. “Quem quiser integrar o cortejo como figurante será bem-vindo. Quanto mais gente, mais bonita será a festa”, acrescentou.
“Convidamos toda a comunidade e todas as pessoas que queiram visitar Gandarela a aparecer. Serão sempre bem-vindas.”