Até Sempre Manuel Campelos
Faleceu esta segunda-feira, o líder do Movimento para a Renovação do Concelho de Vizela.
(notícia em atualização)
Manuel Campelos faleceu esta segunda-feira, aos 94 anos, vítima de doença prolongada no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, onde se encontrava internado há alguns dias.
Os vizelenses assistem assim à partida do líder do Movimento para a Renovação do Concelho de Vizela, um dos principais lutadores pela conquista da emancipação administrativa. Esteve também presente na construção deste jovem município, tendo integrado a Comissão Instaladora de Vizela, e depois sido candidato à sua presidência pelo CDS/PP nas primeiras eleições em 2001, em jeito de agradecimento ao partido que possibilitou o agendamento potestativo da criação do concelho de Vizela em março de 1998, na altura liderado por Manuel Monteiro.
Mais tarde, Manuel Campelos foi homenageado pela Câmara Municipal de Vizela com o título de cidadão honorário deste Município e a atribuição da Medalha de Ouro. Nunca deixou de erguer, de forma entusiasta a sua voz, para defender as causas do concelho, mesmo depois da sua criação, exemplo disso foram as lutas travadas no âmbito das acessibilidades - a continuação da circular urbana e a paragem do comboio intercidades em Vizela.
Através da escrita, uma das suas principais ferramentas, deu voz aos anseios de um povo, com crónicas publicadas no Notícias de Vizela e depois no RVJornal. Mais tarde foi ainda protagonista na Rádio Vizela de um programa de memórias de Vizela, tendo sido também um dos comentadores do programa Bica Quente. A última vez que pudemos privar da sua companhia aos nossos microfones, aconteceu em novembro de 2016 (momento em que foi captada esta foto), no Fórum dos 30 Anos da Rádio Vizela.
O corpo de Manuel Campelos estará em câmara ardente em S. João, a partir das 18h00 de terça-feira. O funeral vai realizar-se na quarta-feira à tarde, em horário ainda a definir.
Até sempre Manuel Campelos!