
Vizela quer o acesso à A11 no Orçamento de Estado
Fátima Anjos
2025-11-20A última semana em Vizela, em termos de agenda mediática, ficou marcada pela apresentação de uma proposta pelo Grupo Parlamentar do PCP em sede da Assembleia da República, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2026, e que diz respeito à construção do acesso de Vizela à A11, incluindo esta obra no caderno de encargos do Governo para o próximo ano.
Proposta que colheu o apoio do Partido Chega que veio a público dizer que votará a favor da proposta do PCP. Outra posição não se pode esperar do Partido Socialista, até porque temos visto a deputada Irene Costa, insistentemente, a pedir prazos ao Ministro das Infraestruturas, ele que já reconheceu essa necessidade, tal como o Primeiro-Ministro Luís Montenegro em passagem por Vizela, em contexto de campanha eleitoral para as Eleições Legislativas.
Por isso, pergunto, será desta que veremos o acesso reivindicado há quase 20 anos por Vizela integrar o Orçamento de Estado? O autarca Victor Hugo Salgado já disse que tem de ser desta, associando-se, tal como fez a Câmara Municipal de Vizela, à proposta apresentada pelo PCP porque independentemente do proponente, o que está em causa é Vizela, a segurança dos condutores e a atratividade do nosso território tendo em vista a capitalização de investimento, criação de riqueza, postos de trabalho e qualidade de vida para as nossas comunidades.
Ao mesmo tempo, esta semana, e depois da passagem do presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, pela Rádio Vizela, damos a conhecer aquelas que serão as linhas mestres do Orçamento Municipal para 2026, numa altura em que o Executivo eleito pelo Movimento Vizela Sempre se prepara para fazer a audição aos partidos. Um Orçamento importante na medida em que deve espelhar as oportunidades que o Quadro Comunitário 2030 tem em aberto para Vizela poder requalificar ou ver crescer importantes infraestruturas no concelho.





