
O Peso do Saber: Carregar o Futuro com as Costas Protegidas
Emília Pereira
2025-11-20A coluna vertebral é uma estrutura central do nosso corpo, responsável pela sustentação do mesmo na posição ereta, permite o equilíbrio, a mobilidade e a flexibilidade do tronco, protege a medula e os nervos espinhais e absorve choques e impactos.
Deste modo, é essencial a escolha de estilos de vida saudáveis, desde tenra idade, para prevenir doenças e lesões da coluna vertebral, como a prática de atividade física, o controle do peso, uma alimentação equilibrada e a adoção de posturas corretas nas nossas atividades de vida diárias.
Neste contexto, a Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de saúde de Vizela, tem vindo a desenvolver atividades sobre Educação Postural, organização e transporte de mochilas, com toda a comunidade educativa (alunos, professores, pais e auxiliares de ação educativa).
É um cenário comum e preocupante aquele que vemos diariamente nas nossas ruas: crianças e jovens que parecem carregar o peso do mundo às costas. As mochilas cheias de livros e materiais, quase sempre ultrapassam o limite do peso que é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e são transportadas de forma incorreta. Esta não é apenas uma questão de desconforto, é um problema de saúde postural, que pode ter consequências a longo prazo na vida dos nossos alunos.
Para prevenir lesões da coluna vertebral e cuidar da saúde postural das crianças e dos jovens é essencial a escolha da mochila adequada à estatura do aluno e transportá-la da forma correta.
A mochila deve ter alças largas, acolchoadas e niveladas e ser usada apoiada nos dois ombros. O hábito de a transportar apenas num ombro cria desequilíbrios na coluna, forçando os músculos a compensarem o peso para um dos lados. Com o tempo, esta assimetria acarreta desvios da coluna (escolioses), que podem levar ao aparecimento de dores crónicas, muito difíceis de tratar. Além disso, a parte inferior da mochila deve ficar apoiada na linha da cintura e de preferência ter cinto abdominal, para evitar que o aluno se incline para a frente e sobrecarregue a zona lombar.
O impacto do peso das mochilas na saúde postural também pode ser minimizado se forem respeitadas outras regras fundamentais, tais como: o peso das mochilas, com o material escolar, não deve exceder 10% do peso do aluno que a vai transportar; a mochila deve ser organizada diariamente, de forma a que o aluno só leve para a escola o material estreitamente necessário para cada dia; os objetos mais pesados, como livros, cadernos ou computadores, devem ser colocados nos compartimentos mais próximos das costas e os mais leves, como os estojos, mais à frente.
As mochilas com rodinhas podem ser uma alternativa, desde que o transporte seja efetuado com uma postura ereta, puxando-a sempre à frente do corpo.
Cuidar da saúde postural dos alunos é uma prioridade tal como o sucesso escolar, pois o peso do saber não deve interferir com a saúde das suas colunas vertebrais.





