
Deixem os meninos serem felizes à chuva
Zélia Fernandes
2026-01-22Em vários países, quando se fala de desportos de inverno o normal é pensar-se em atividades como esqui, snowboard, patinagem no gelo e hóquei no gelo, praticados em ambientes de neve e gelo e que até têm direito a estar integrados nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ou seja, algo de muito diferente, quando habitualmente nos referimos a desporto de inverno em Portugal, onde neste caso é mesmo quando o frio e a chuva, supostamente atrapalha desporto que por norma se praticam todo o ano. E são o futebol e o atletismo, os mais atingidos pelas intempéries e que nos levam a esta definição no nosso país, quando praticado sob condições adversas lá vem a afirmação “é um desporto de inverno”.
Vem isto a propósito de uma publicação do treinador de atletismo Ricardo Ribas, que vi nas suas redes sociais, após a realização do Campeonato Distrital de Corta-mato Escolar, que esta terça-feira, dia 20, juntou em Vizela mais de 2 700 alunos/atletas. A exemplo dos últimos dias tivemos uma manhã de chuva, algo que não atrapalhou em nada a disposição e alegria dos miúdos, mas com toda a gente à volta da prova, os mais crescidos a lamentar e a dizer tal como destacou o treinador, “coitadinhos dos meninos, têm azar chove sempre neste dia”. Na publicação Ricardo Ribas mostrava algumas fotografias, onde se viam atletas a correr debaixo de chuva, com sorrisos de orelha a orelha, com a legenda “deixai os meninos serem felizes à chuva”. Por causa do mesmo assunto Carlos Dias, o Coordenador Local do Desporto Escolar de Braga, em declarações à Rádio Vizela, fez mesmo um paralelismo afirmando que tinha trocado fotografias da prova com colegas estrangeiros, professores que acompanhavam alunos em provas similares, em outros países. E se daqui enviou fotos de atletas molhados, com sorrisos no rosto, recebeu fotografias de atletas igualmente sorridentes, mas com neve até aos joelhos, num corta-mato escolar certamente muito mais difícil.
Tenho vindo ao longo dos anos a assistir a variadíssimas iniciativas desportivas, maioritariamente futebol juvenil e atletismo e o que constato é que o frio ou a chuva não contam para nada para os mais pequenos. Acredito que no dia seguinte se reflita em alguma febre ou tosse, para alguns, mas valeu pelo gosto de praticar o tal desporto de inverno português, por isso, deixem os meninos serem felizes à chuva.





