Concelho de Vizela - 1852 (Última parte)

Júlio César Ferreira

2022-02-24


“E só d’este modo é que devidamente serão respeitadas as vantagens e as necessidades dos povos! – Postas pois estas bases configurativas, Senhores, nada há mais óbvio e mais vantajoso, do que a separação das freguezias seguintes do concelho imenso de Guimaraes:”
S. Miguel das Caldas, com 276 fogos, S. João das Caldas, com 175 fogos, S. Paio de Moreira de Cónegos, com 210 fogos, S. Thiago de Lordelo, com 228 fogos, Sta. Maria de Guardizela, com 148 fogos, Sta. Maria de Gandarela, com 60 fogos, S. Martinho do Conde, com 41 fogos, Sta. Maria de Enfias, com 105 fogos, S. Cypriano de Taboadello, com 38 fogos, S. Faustino de Vizella, com 117 fogos, S. Payo de Vizella, com 81 fogos, S. Salvador de Tagilde, com 132 fogos, Sta. Eulália de Penteeiros, com 32 fogos.

Estas freguesias, Senhores, formam um total de 1.643 fogos, deduzidos os quaes dos 12.108 que tem o concelho de Guimarães, ainda este concelho fica com a imensa porção de 10.645 fogos.
E, além d’isso, Senhores, ficam todas ella situadas em incostas ou vertentes dos montes com exposição adquadamente adaptada para as Caldas de Vizella; muito próximas dos locaes dos banhos, onde duas vezes por mez concorrem às duas feiras ou mercados geraes do logar da Lameira, com caminhos vicinaes em diversas direcções para aquele centro abençoado, ao qual amiudadas vezes concorrem até, com os seus cantares e seus folguedos campestres! - tal é a grande união de todas estas freguesias circunvizinhas de Vizella, com as duas notáveis freguesias dos mais famigerados banhos do Minho.

E ajuntando, Senhores, ajuntando às indicadas freguesias do concelho de Guimarães, as seguintes e próximas freguesias do concelho de Barrosas:

Sta. Comba de Regilde, com 150 fogos, Sto. Adrião de Vizella, com 132 fogos, Sto. Estevão de Barrosas, com 86 fogos, S. Thiago de Lustoza, com 336 fogos, S. Jorge de Vizella, com 70 fogos, Sta. Eulália de Barrosas, com 332 fogos.
 
As quaes dão um total de 1006 fogos (claramente um erro no original, já que somando todas estes fogos, contabilizamos 1106) e ficando contíguas para a bacia das Caldas de Vizella, com estradas e frequência quasi quotidiana para o local das suas águas milagrosas, temos então, Senhores ampliado deste modo a formação do novo concelho de Vizella e, desfeito um concelho rural mal construído por sua tipografia e pelos seus escassos recursos e do qual as restantes freguesias:

Idães com, 252 fogos, Louredo, com 74 fogos, Rande, com 118 fogos, Sernande com 115 fogos,, Unhão com 169 fogos.

(no total de 728 fogos) podem e devam ficar unidos ao concelho de Felgueiras, do qual cumpre segregar (para ampliação do novo concelho das Caldas de Vizella) as suas freguesias seguintes:

Pena – Cova, com 109 fogos, Revinhade, com 68 fogos, Villa – Fria, com 123 fogos

O que perfaz o total de 300 fogos e menos, por conseguinte a tirar, do que o concelho de Felgueiras tem a receber.
Do concelho de Negrellos, Senhores, cumpre adicionar ao mesmo novo concelho de Vizella, as seguintes freguezias: 

S. Miguel de Vilarinho, com 189 fogos, S. Martinho do Campo, com 172 fogos, S. Salvador do Campo, com 41 fogos, S. Mamede de Negrellos, com 182 fogos, Roriz, com 268 fogos, Riba d’Ave, com 217 fogos.

- As quaes perfazem um total de 1.069 fogos, ficando para o concelho de Sancto Thyrso (o que muito convém augmentar – se) as seguintes freguesias do mesmo concelho de Negrellos:

Burgães, com 172 fogos, S. Thomé de Negrellos, com 228 fogos, Rebordãos, com 205 fogos, Couto, com 54 fogos, Monte Cordova, com 286 fogos. Pena maior, com 235 fogos

- no total de 1.177 fogos o que faz o ficar o concelho de Sancto Thyrso, com 3999 fogos de que muito precisa, para poder crescer e pulular como a sua posição demanda!

E d’est’arte, Senhores, fica o novo concelho de Vizella com 4.018 fogos, sendo deduzidos do concelho de Guimarães 1.643, do concelho de barrosas 1106, do concelho de felgueiras 300 e do concelho de Negrellos 1.069. – Augmentando – se assim os concelho de Felgueiras e sancto Thyrso e este último d’um modo mais vantajoso e necessário para elle e desfazendo – se os concelhos de barrosas e Negrellos, os quaes estão pessimamente arredondados por um lado e com tam escassos recursos por outro, que mal poderiam sustentar – se até agora em separado, a haver – se já examinado (como cumpre) a distribuição concelhil dos districtos do reino a qual sempre foi formada sem procurar – se aproveitar as freguesias limitrophes que formam bacias topographicas  e as vertentes das montanhas expostas para o mesmo lado e com carácteres e crenças análogas de povos para a sua maior harmonia e a sua mais perdurável convivência.
Tudo porém, senhores, tudo se acha adaptado e aproveitado individualmente nos diversos elementos que ficam indicados para a constituição do novo concelho de Vizela, como comprovam os abaixo assignados, com as suas assignaturas, as quaes subiriam, Senhores, a um número talvez egual ao de todos os habitantes das suporá apontadas freguesias, se por ventura a instrucção popular não estivesse tam pouco vulgarizada por estas paragens, onde poucos são os habitantes que sabem ler e escrever e que – por conseguinte - aqui poderiam vir assignar – se agora!
Senhores – Examinai pausadamente o mappa topográphico das caldas de Vizella e das suas freguezias circunvizinhas e verei palpavelmente as vantagens configurativas que os suplicantes vos apontam – e examinai, Senhores, examinai também pausadamente a historia do abandono das thermas memoráveis deste torrão abençoado; - e comparai depois tudo isto com as imensas vantagens e os immensos recursos que para os banhos e para os Vizellenses; e para os povos limitrophes lhes teem d’aduir com a organização do novo concelho de Vizella: - porque então certos estarão os suplicantes de que lhes será reconhecida a grande justiça com que elles vos petenciam e lhes serão remediados os seus longos vexames e os seus abandonos vergonhosos, com o justo deferimento da supplica quer vos indereçamos respeitosos, aos 21 de maio de 1852.
E.R.R.M.

Junto com esta petição seguiram assinaturas de pessoas de todas as freguesias que se propunham integrar o novo concelho, reconhecendo–se muitos proprietários e os diversos párocos das mesmas, assim como professores, mestres e proprietários das diversas fábricas de papel então existentes, assim como artistas e outros artífices e que seria fastidioso mencionar aqui.