Bife com batatas fritas é muito bom…

Jorge Coelho

2018-12-27


Em Turismo a busca pela autenticidade é uma tendência em crescendo. 
Não há muito tempo, um estudo do IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo revelou que a autenticidade, a atractividade e os restaurantes das cidades nacionais são as características mais valorizadas pelos turistas, com mais de 80% a atribuírem a classificação máxima nos dois primeiros indicadores. 
No mesmo estudo, foi também referido que os atributos que mais satisfazem os turistas que visitam Portugal são a gastronomia e vinhos, o património histórico, as praias, a natureza e a hospitalidade dos portugueses. Contudo, deram nota que aquilo que menos os satisfazem, entre outros aspectos, é a qualidade do serviço. 
A entidade Euromonitor International, com sede em Londres e líder mundial em estudos de mercado, vai informando que hoje os interesses dos turistas passam cada vez mais por fazer férias no mundo real, integrar-se nas dinâmicas locais, conhecer de forma aprofundada a gastronomia local. 
Portanto, a gastronomia tem assumido cada vez mais importância no desenvolvimento dos destinos turísticos. Deste modo, autenticidade, atractividade e qualidade do serviço, para além de serem características a ter em conta, são exigências de quem pretende experiências positivas. No fundo, todos nós. 
Em Vizela, no âmbito gastronómico, o Bolinhol assume papel preponderante por ser um produto único, autêntico e atractivo que importa sempre valorizar, pois poderá ter efeitos ainda mais interessantes na própria economia local. 
Os vinhos produzidos em território vizelense, pelo que se percebe, têm cada vez mais qualidade e um pouco por todo o Concelho existem estabelecimentos de restauração onde se come bem. Com qualidade, essa “coisa” tão relativa. 
Uns com história dentro, outros no encalce da modernidade. Uns mais autênticos, outros em busca de identidade. Dos mais requintados aos mais simples, incluindo as tascas. Onde comida é comida. 
Contudo, como em qualquer outra localidade ou qualquer outro destino turístico há estabelecimentos sem personalidade e desprovidos de qualquer sentimento. Falta qualificação e sensibilidade para o negócio. Também, melhores mãos nas cozinhas. 
De qualquer modo há diversidade, o que é bom, pois permite ao cliente escolher. E essas escolhas ao longo do tempo são como que um filtro natural. Continuará de portas abertas quem é autêntico, quem faz bem, encerrará actividade quem não entendeu que um mínimo de qualidade e simpatia é sempre exigido. 
Em Vizela não há é a chamada alta cozinha. Ou o gourmet, ou a reinterpretação moderna das batatas cozidas com bacalhau. Faz falta? Provavelmente não. 
Até porque como refere o jornalista Ricardo Dias Felner no seu blog (ohomemquecomiatudo.com), “Há mais comida para além de bife com batatas fritas. Mas bife com batatas fritas é muito bom.”