A proximidade da distância!

Nuno Magalhães

2023-04-06


A pandemia que afetou as nossas vidas por mais de dois anos trouxe-nos novos e grandes desafios. Um deles foi, sem dúvida, o de estar o mais próximo possível apesar da distância física. Através da constante evolução tecnológica e da rápida e adequada resposta às exigências do quotidiano, temos conseguido praticar os atos notariais com a maior segurança e eficácia, promovendo a confiança e satisfação junto de todos aqueles que nos procuram. 

Nesse sentido, o Decreto-Lei n.º 126/2021, de 30 de Dezembro, estabelece um regime inovador que possibilita a prática de atos jurídicos autênticos por videoconferência, potenciando deste modo a realidade vivida nos últimos tempos. O uso dos meios de comunicação à distância ganharão, dessa forma, expressão no plano jurídico, no que diz respeito à realização de documentos particulares autenticados, escrituras, divórcios, reconhecimentos, entre outros atos autênticos. 
A compra e venda de um prédio, por exemplo, poderá ser feita entre uma pessoa que esteja no Minho e outra na Grande Lisboa, através de uma plataforma informática do Ministério da Justiça, criada para esse efeito. Todos estes procedimentos decorrem já com a garantia de serem realizados com validade jurídica. 

Tanto de forma presencial, como nesta nova metodologia inovadora, o desafio será sempre o da confiança e satisfação do cliente, com a garantia da prestação do serviço mais adequado, de acordo com a legislação em vigor, pelo seu Solicitador.
Um Solicitador, todos os serviços!