“Verão com Cheiro d’Arte” leva pintura à Casa da Cultura
A Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória recebe, até 25 de setembro, a exposição “Verão com Cheiro d’Arte”, que reúne trabalhos de Joaquim Magalhães, Gaspar Anjos e Fernando Teixeira, artistas ligados aos Pintores da Cave. A inauguração realizou-se na passada sexta-feira, 07 de agosto.
Martinho Lima, professor e orientador dos Pintores da CAVE, destacou o orgulho em ver os trabalhos dos seus alunos expostos em Vizela, sublinhando a ligação entre o projeto e o concelho. “Só faz sentido aqui em Vizela, porque o ateliê é em Vizela, e eles criam em Vizela, e a maioria deles são de Vizela. É um orgulho hoje estar aqui com os miúdos, os graúdos, todos eles”, afirmou.
A exposição reúne trabalhos de diferentes estilos e níveis de experiência, refletindo também a amplitude de idades dos participantes. “Temos aqui os miúdos desde os 07 aos 88”, explicou Martinho Lima, que considera que a mostra é uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido na Cave.
O professor explicou ainda que, depois de adquirirem experiência no ateliê, alguns dos alunos começam a desenvolver trabalhos em casa, mantendo a ligação à pintura fora daquele espaço. “O importante é mesmo eles terem passado por lá, terem conseguido sentir o bichinho da arte e conseguirem criar até em casa. Isso é bom”, afirmou.
Martinho Lima deixou também um convite a quem tenha interesse em experimentar a pintura, independentemente da idade ou da experiência. “Aconselho as pessoas que tenham um bocadinho, seja a idade que for, que tenham gosto pela arte, ou até que saibam que os filhos têm um dom para o desenho, para a pintura, a passarem por lá sem compromisso”, referiu, acrescentando que podem experimentar antes de decidir se querem continuar.
Presente na inauguração esteve também Agostinha Freitas, vereadora da Câmara Municipal de Vizela, que destacou a importância de a Casa da Cultura acolher artistas de diferentes gerações: “Temos pintores desde os 08, 09 anos até aos 88 e que se transformam dentro deste pequeno recinto onde conseguem dar asas à imaginação com a presença do Martinho, que acaba por ser um mentor neste espaço magnífico”.
A autarca recordou que o projeto dos Pintores da Cave tem mais de 30 anos e começou na Fundação Jorge Antunes, tendo posteriormente passado para a Biblioteca Municipal. Para Agostinha Freitas, a iniciativa demonstra também a “identidade cultural” existente no concelho. “Em Vizela temos aqui o privilégio de ter grandes, pequenos e grandes artistas que dão a Vizela exatamente a sua identidade cultural, quer no âmbito da pintura, quer no âmbito da dança, da música, do teatro”, salientou.
A vereadora deixou ainda uma mensagem para quem procura desenvolver o seu talento artístico: “Apareçam, façam-se notar, estejam presentes nestes lugares, porque a partir daí todos temos a ganhar”.




