Universidade Sénior de Vizela abriu oficialmente ano letivo

Decorreu, esta quarta-feira, dia 23 de outubro, a cerimónia de abertura do ano letivo 2025 da Universidade Sénior do Rotary Clube de Vizela, que teve lugar no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

O evento contou com a oração de sapiência, que teve como protagonista Carla Lemos, vice-presidente da Comissão Distrital das Universidades Séniores e antiga reitora da Universidade Sénior da Póvoa de Lanhoso.

No fim da cerimónia falou à Rádio Vizela, destacando que “o início de um ano rotário e de um ano sénior é sempre um momento importante para o clube”. Referiu que os alunos “esperam, ansiosamente, pelo início das aulas, após a pausa de verão. Gostaria de envelhecer como estes séniores. Com a energia, vitalidade e a vontade de viver que encontramos neles”.

Rui Dias, presidente do Rotary Clube, destacou que a Universidade Sénior de Vizela “é mesmo isto, quem participa sente-se realizado, que o que faz tem objetivo. Neste caso em particular, os alunos sentem-se realizados e isso é a maior satisfação, ver o quão felizes estão, nas festas e em toda a atividade. A sessão solene formaliza o início do ano letivo, mas as atividades já começaram, com toda a normalidade”.

Presente no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vizela esteve, também, José Ferreira, governador assistente do Distrito Rotário 1970, numa noite que foi animada pela Tuna da Universidade Sénior, “a cereja em cima do bolo”, como disse o responsável. “É um renovar de energia, de alegria ver este movimento e ver esta gente toda aqui. Para nós, é uma honra. Esta forma de vida deles, de saírem de casa, de se dedicarem a qualquer coisa. A Universidade Sénior é vida”.

O reitor da Universidade Sénior, Manuel Pereira, fala da “empatia, entre professores e alunos, que enriquece muito este projeto. Nós somos tidos como séniores, eu não concordo muito. O Sénior é aquele que atingiu a plenitude da sua capacidade para o desempenho do desporto. Nós somos honestos e sentimos que não temos toda a capacidade. Contudo, temos um pedaço de vitalidade e é isso que temos de conservar. Logo, na minha ótica, nós somos os velhas guardas da escola da vida”.

A Universidade Sénior do Rotary Clube de Vizela vive do voluntariado dos seus professores e, por isso, estes mereceram palavas de agradecimento- por parte de Fernanda Costa, em representação dos alunos. “Os professores, com toda a dedicação e empenho, tornam possível este projeto. Sem a sua preciosa, dedicada e apaixonada sapiência, não seria possível arcarmos os seus conhecimentos com que nos delicia. Que este ano, que de hoje se inicia, nos traga mais motivação, saúde, alegria e muita camaradagem”.

Mais do que um espaço para novas aprendizagens, a Universidade Sénior do Rotary Clube de Vizela é um espaço de “encontro de amizades”, como referiu a vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela. “Só quem entra naquela universidade, e vê a alegria que lá está, pode ter a noção de que aquilo não é só uma escola, é, também, um local de convívio. Também pode ser encarado como um centro comunitário. A Universidade Sénior nasceu de um propósito nobre, para promover o envelhecimento ativo, valorizar a sabedoria acumulada ao longo da vida e oferecer novas oportunidades de aprendizagens”.

PUB___