Simulacros preparam operacionais para contexto real
A Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV), em parceria com a GNR e a Câmara Municipal, deu início aos exercícios inseridos na iniciativa de sensibilização “Vizela Noite Segura”.
Foi na Reta de Sá, no cruzamento junto ao nicho com a imagem de Santa Eulália, que decorreu o primeiro simulacro previsto para a noite de sábado, dia 19, seguindo-se um outro exercício no Largo das Polés, na Estrada Nacional 106. Paulo Oliveira, em representação da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vizela, quis destacar a importância destes exercícios em termos de sensibilização da população, mas também para a preparação dos agentes envolvidos. “Agradecer o vosso empenho e trabalho”, reforçou Paulo Oliveira, sendo que estas palavras voltaram a ser repetidas por José Pires, presidente da RAHBVV. O dirigente quis salientar que estes exercícios são importantes para “a formação” dos bombeiros, preparando-os, assim, para cenários reais, aliás, como veio a acontecer nessa mesma noite, quando os soldados da paz vizelenses tiveram de se deslocar para prestar auxílio a um condutor que se despistou na Reta de Sá, bem perto de onde teve lugar o primeiro simulacro da noite.
A comandar dos Bombeiros Voluntários de Vizela, Paulo Félix salientou que estes “exercícios têm trazido resultados extraordinários”, quer no que à formação dos bombeiros diz respeito, mas também em termos da “articulação entre os agentes de Proteção Civil municipais, articulação que é crucial e que se tem vindo a refletir no teatro das operações”, assinalou.
No entanto, para Paulo Félix, a palavra de ordem é a “sensibilização” de todos nós, no sentido de reduzir a sinistralidade rodoviária. Além disso, com esse objetivo em mente, ficamos a saber através de Paulo Félix que o Comando Territorial de Braga da GNR efetuou um vídeo do simulacro realizado nas Polés. “Esperamos que seja também um trabalho que venha a ajudar nas redes sociais [no trabalho de sensibilização] e venha reforçar e dar alento e força para continuarmos com este tipo de exercícios.
Entretanto, no próximo sábado, dia 26, realizam-se mais dois simulacros de acidentes de viação. O primeiro, marcado para as 21h00, vai ter lugar na Rua da Trancosa, em Tagilde (na Ponte da Aliança), e o segundo, previsto iniciar às 22h30, decorrerá na rotunda Guilherme Caldas Peixoto, em S. João.








