SFV homenageou passado e projetou futuro nos 144 anos
A Sociedade Filarmónica Vizelense (SFV) assinalou, no passado sábado, 20 de junho, o seu 144.º aniversário, numa sessão solene marcada pela evocação da história da instituição, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais um século e pela homenagem póstuma ao cobrador Manuel Martins.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Geral da SFV, José Borges, destacou o percurso da instituição ao longo dos seus 144 anos de existência, sublinhando o contributo de todos aqueles que ajudaram a construir a sua história. “Hoje estamos aqui reunidos para celebrar mais um aniversário da nossa mais que secular coletividade. Celebrar 144 anos de história é celebrar gerações de dedicação, compromisso e serviço a uma nobre causa”, afirmou.
José Borges prestou homenagem a dirigentes, maestros, músicos, professores, associados e colaboradores que, ao longo das décadas, contribuíram para o crescimento e prestígio da Sociedade Filarmónica Vizelense. “Ao longo destes 144 anos de vida, a Sociedade Filarmónica Vizelense foi muito mais do que uma instituição cultural. Foi e continua a ser um espaço de encontro entre pessoas, onde se promove a intergeracionalidade e se cultivam valores”, referiu.
O responsável salientou ainda o papel da filarmónica no “desenvolvimento socioeconómico e cultural da região”, destacando a importância da música como ferramenta de formação e valorização dos jovens. “Hoje celebramos o passado com gratidão, reconhecemos o presente com orgulho e olhamos para o futuro com enorme confiança. Que esse futuro seja, no imediato, contaminado pela reconhecida capacidade dinâmica e sentido de responsabilidade e compromisso dos seus dirigentes, pela entrega dos seus colaboradores e, com o devido e merecido apoio das suas parceiras institucionais”, concluiu.
Por sua vez, o presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense, José Armando Branco, manifestou o orgulho de liderar a instituição há 12 anos e recordou alguns dos investimentos concretizados durante esse período. “Celebrar 144 anos é celebrar uma história longa, rica e profundamente ligada à nossa terra. É recordar todos aqueles que, ao longo de gerações, deram o seu tempo, o seu talento e a sua dedicação para que esta instituição chegasse aos dias de hoje com a dignidade e a força que todos lhe reconhecemos”, afirmou. “Tenho a honra de presidir esta casa há 12 anos, encontrando-me, atualmente, no meu quinto mandato à frente desta instituição. Ao longo deste percurso, sempre procurei sempre servir a SFV com empenho, seriedade e amor à cultura, à música e à nossa comunidade”, acrescentou.
Entre as obras realizadas, destacou a construção do anfiteatro, a criação de dois apartamentos na antiga sede da instituição, a renovação dos fardamentos dos músicos e o reforço do património instrumental da banda.
Durante o discurso, José Armando Branco deixou também uma palavra de reconhecimento ao maestro José Manuel Marques, destacando o seu papel na modernização da banda e na projeção do nome da Sociedade Filarmónica Vizelense dentro e fora do país. “O maestro modernizou a nossa banda, tornou-a mais atrativa e levou o seu nome a muitos palcos em Portugal e no estrangeiro. (…) O maestro José Manuel Marques dirigiu espetáculos com alguns dos mais consagrados concertistas nacionais, lançou na música inúmeros jovens e crianças que soube impor alegria, amizade e exigência artística Em nome da SFV, deixo o nosso sincero obrigado”, declarou.
O presidente agradeceu igualmente o apoio da Câmara Municipal de Vizela, particularmente ao desenvolvimento da Academia de Música, que classificou como um dos pilares fundamentais da instituição. “A Academia de Música é o coração do futuro da Sociedade Filarmónica Vizelense. É ali que nascem os primeiros sonhos e os primeiros passos de muitos jovens que amanhã poderão integrar a nossa banda”, salientou.
Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, destacou a importância histórica da Sociedade Filarmónica Vizelense para a identidade do concelho. “Este é, sem dúvida, um momento relevante para o concelho de Vizela. Comemoramos o aniversário de uma das instituições mais importantes da nossa história e que antecede, inclusivamente, a própria criação do concelho. São 144 anos de história e que muito contribuíram para aquilo que é a nossa identidade”, afirmou.
O autarca agradeceu o trabalho desenvolvido por sucessivas gerações de dirigentes, músicos e colaboradores, considerando que a filarmónica tem desempenhado “um papel determinante na preservação da identidade cultural vizelense”.
Victor Hugo Salgado destacou ainda a parceria existente entre a autarquia e a instituição, quer ao nível da formação musical, quer no apoio à atividade regular e aos investimentos realizados.





