MVS critica projeto da coligação: “Monumento ao Populismo”

O Movimento Independente Vizela Sempre – Independentes classificou como “irrealista e politicamente perigoso” o projeto apresentado pela coligação Mais Vizela (PSD, IL, CDS-PP) para a construção de um complexo desportivo multifuncional.

“Estamos perante uma proposta desalinhada com a realidade. Estamos perante uma incompatibilidade total com o espaço disponível, pois apenas o campo de futebol com pista de atletismo exige entre 13.000 e 15.000 m² de área, considerando as dimensões oficiais do campo (cerca de 105m x 68m), a largura mínima da pista de atletismo (6 a 8 pistas, com 400 metros de perímetro) e as áreas de segurança, circulação e zona técnica. Tudo isto somando às restantes infraestruturas, temos: Um campo + pista de atletismo - 13.000–15.000 m²; Piscinas + zonas envolventes - 1.500–2.000 m²; 4 courts de ténis - 2.000 m²; Estacionamento (100 veículos) - 2.500 m²; Edifício de apoio e zonas técnicas - 500–800 m². Assim, o total estimado necessário são entre 20.000 a 22.000m², sendo a área disponível de apenas 15.564 m²."

Para além das limitações de espaço, o Movimento Vizela Sempre afirma ainda que o plano “ultrapassa em termos de implantação os limites do terreno propriedade da Câmara Municipal, invadindo indevidamente os terrenos dos privados com os quais confina” e que “se encontra implantado em zona sem capacidade construtiva em termos do PDM em vigor, e recai sobre uma zona de infiltração máxima e também sobre a Ribeira de Sá”.

A candidatura independente considera que “a morfologia do terreno naquele constitui também um sério entrave à sua execução, nos moldes apresentados”, acusando a coligação de apresentar uma proposta “tecnicamente falhada e politicamente enganadora”.

“Este é um projeto irrealista e politicamente perigoso, sendo que esta proposta levanta sérias preocupações: como se justifica a apresentação pública de um projeto que não cabe no terreno anunciado? Pretende-se executar um plano reduzido, ou comprometer a qualidade e segurança das infraestruturas? A população de Vizela merece respostas concretas, não apenas promessas grandiosas sem fundamento prático.”

O comunicado termina com uma crítica: “Este não é mais do que um “Monumento ao Populismo”. Vizela precisa de soluções reais, não de anúncios populistas que ignoram a realidade do território, apenas com o objetivo claro de obter votos com falsas promessas a dois dias das eleições autárquicas”.

PUB___