Moreira Senhora da Ajuda este fim de semana 

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, em Moreira de Cónegos, é uma tradição com mais de um século e volta a reunir a população no segundo fim de semana de agosto. A celebração é vivida de forma especial pelos moreirenses, mas também atrai população de outras localidades, ganhando ainda maior expressão nesta altura do ano, com o regresso dos emigrantes à terra natal. 

Eduardo Pereira é o juiz das Festas de 2026, que contam com uma Comissão constituída por 14 elementos, sete homens e sete mulheres. Para o responsável, a dimensão religiosa e a devoção à padroeira

Eduardo Pereira é o juiz das Festas de 2026, que contam com uma Comissão constituída por 14 elementos, sete homens e sete mulheres. Para o responsável, a dimensão religiosa e a devoção à padroeira continuam a ser o principal motivo para a continuidade desta tradição. “Esta festa realiza-se há mais de 100 anos, por isso é uma festa secular. É uma festa com tradições e o povo de Moreira de Cónegos vive as tradições desta festa. É realmente um povo devoto à Nossa Senhora da Ajuda. Por isso é que as festas têm de ser feitas com carinho, com amor, com dedicação, com empenho e, sobretudo, com devoção”. 

A preparação da festa envolve, contudo, um trabalho significativo, sobretudo na fase final, quando é necessário concentrar em poucos dias toda a montagem e organização das diferentes iniciativas. Eduardo Pereira destaca, ainda assim, o contributo de muitas pessoas que, de forma anónima, ajudam a concretizar as festividades: “As festas dão muito trabalho. E o trabalho é muito maior quando são poucas pessoas a ajudar; mas quando são muitas pessoas a ajudar, que é o caso das Festas de Nossa Senhora da Ajuda, muitas pessoas no anonimato, o trabalho acaba por ser mais reduzido”. 

As celebrações religiosas assumem um papel importante no programa, com as novenas a decorrerem até sábado, dia 08 de agosto. “As novenas são um dos pilares da festa. As novenas, que são do cariz religioso, nunca a festa pode prescindir das novenas”, sublinha o juiz das Festas. 

A programação prossegue esta sexta-feira, dia 07, com um Festival de Ranchos, às 21H00, seguido da atuação de Manuel Campos, às 22H00. À meia-noite há fogo de artifício e, meia hora depois, animação com o DJ Guima. 

No sábado, dia 08, a manhã começa com uma arruada de bombos, às 08H30. À noite, realiza-se, às 20H30, a eucaristia, seguida da tradicional procissão de velas, “que é a atividade que as pessoas mais prestigiam, mais querem, mais louvam e em que mais participam”. A animação continua com o espetáculo dos Os Zamoranos, às 22H30, seguindo-se fogo de artifício e um espetáculo de água, à meia-noite, e a atuação de Quicky, às 00H30. 

O domingo, dia 09 de agosto, é o momento alto das Festas de Nossa Senhora da Ajuda. A eucaristia solene está marcada para as 11H00, com transmissão em direto na Rádio Vizela, e, às 17H30, realiza-se a majestosa procissão solene, acompanhada pela Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos. O cortejo contará com dez andores e é, habitualmente, um dos momentos que mais pessoas atrai à vila.

“É realmente uma procissão de devoção e de amor à Nossa Senhora da Ajuda. Por isso é que é muito bom participar”, afirma Eduardo Pereira, que espera uma forte participação da população. 

O juiz das Festas deixa, contudo, um apelo à participação nos diferentes momentos da procissão, nomeadamente na integração de figurantes e no apoio ao transporte dos andores. “Gostava de ter mais figurantes. É lançado o convite, esperemos que venha. Nós vamos fazer uma procissão com 10 andores. Estou a confiar que há muita gente a pegar nos andores. Contudo, o andor normalmente vai ao ombro de quatro elementos, mas é necessário mais. Porquê? Para se substituírem. O percurso da procissão tem à volta de 500 metros, vezes dois, dá 1000 metros. Ora, se esse peso for distribuído por mais pessoas, ajudavam-se uns aos outros”. 

O percurso da procissão solene alterna anualmente entre os dois sentidos. Depois de, no ano passado, ter seguido para o lado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, este ano a procissão irá em direção a Guimarães. 

Também a procissão de velas, que se realiza no sábado, terá um percurso diferente do habitual. O cortejo seguirá pela Rua do Outeirinho, Avenida de Santa Marta, Rua de Santa Marta e novamente pela Rua do Outeirinho, antes de entrar na Estrada Nacional 105 e prosseguir até à capela. 

As festividades encerram no dia 15 de agosto, com a procissão entre a capela e a igreja, às 09H30, seguida da eucaristia solene, às 10H30, na igreja. 

Para estes dias, Eduardo Pereira promete “total dedicação” por parte da Comissão e deixa um convite a todos os moreirenses e à população das localidades vizinhas para que se juntem às celebrações. “Quem não sai de casa é uma página que fica em branco. Participem na construção deste livro, das páginas deste livro que se chama Festa de Nossa Senhora da Ajuda 2026. Todos vocês são convidados. Apareçam e ajudem a tornar a Festa de Nossa Senhora da Ajuda cada vez maior, cada vez mais bem composta”. 


Henrique Pedro destaca importância das Festas para Moreira de Cónegos 

Para Henrique Pedro, presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, as Festas de Nossa Senhora da Ajuda são “muito provavelmente a maior festa que Moreira de Cónegos tem”. Uma importância que, considera, está ligada à tradição e à forma como a população continua a viver estas celebrações. 

“A nossa vila tem esta tradição já há muitos anos”, afirma o autarca, que destaca também a evolução do programa ao longo do tempo. “Nós temos vindo a conciliar cada vez mais o aspeto religioso com um aspeto também mais cultural e musical”. 

A realização das festas em agosto é outro dos fatores que ajuda a explicar a forte afluência, numa altura em que muitos emigrantes regressam à terra natal. “Aproveitando a altura em que se faz, que é sempre uma altura de início de férias para muita gente, para muitos imigrantes também, a Senhora da Ajuda tem sido uma das festas mais importantes e com mais afluência”, refere. 

A Junta de Freguesia acompanha a preparação das festividades em articulação com a Comissão de Festas, através de diferentes apoios. “O apoio da Junta de Freguesia é sempre combinado com as comissões de festas”, explica Henrique Pedro, acrescentando que são realizadas reuniões preparatórias para definir as áreas em que a autarquia pode intervir. 

Este ano, uma das intervenções passou pela limpeza de um perímetro junto à Estrada Nacional, depois de, segundo o autarca, não ter sido realizada a limpeza que competia às Infraestruturas de Portugal. 

“A limpeza da Estrada Nacional que cabe às Infraestruturas de Portugal não aconteceu, simplesmente não aconteceu”, afirma Henrique Pedro. Perante a situação, a Junta decidiu avançar com uma intervenção própria, com o objetivo de garantir melhores condições para a realização das festas e das procissões. “Decidimos por nós estabelecermos aqui um perímetro para limpeza, para que a própria festa tenha a dignidade que merece”, explica. 

O presidente da Junta acredita numa forte afluência durante os dias de festa e deixa um convite à população para que participe nas celebrações. “Apenas aproveitava e fazia um apelo a toda a população que venham assistir”, afirma, destacando a diversidade do programa. “Procuraram ter um programa que agradasse a vários tipos de sensibilidades”. 

Henrique Pedro garante ainda que Moreira de Cónegos está preparada para receber quem visitar a vila durante as festividades. “Estamos preparados para acolher e receber toda a gente da melhor maneira possível, com a hospitalidade necessária, para que toda a gente possa ter um fim de semana em cheio”. 

 

Padre Daniel Pereira destaca importância da fé e da tradição 

Também para o Padre Daniel Pereira, pároco de Moreira de Cónegos, a dimensão religiosa continua a ser uma parte fundamental das Festas de Nossa Senhora da Ajuda. 

O programa religioso mantém a novena preparatória, que decorre até sábado, e a tradicional procissão de velas, no sábado à noite, um dos momentos que o pároco considera mais importantes das festividades. “Mantém-se a grande procissão de velas no sábado à noite, que é sempre o momento alto, creio eu, o ponto culminante da festa”, afirma. 

No domingo, as celebrações continuam com a eucaristia solene e a procissão, mantendo-se, segundo o pároco, a tradição de realizar a missa no espaço junto à Capela de Nossa Senhora da Ajuda. 

A componente religiosa acaba por estar ligada à forte participação da população: “São festas bastante participativas, não só de moreirenses, mas também de população dos arredores”. 

Para o pároco, a importância destas celebrações é clara: “Diria que é a festa das festas para os moreirenses”, sobretudo pela devoção que a comunidade mantém à Nossa Senhora da Ajuda. “É como agradecer o ano à Nossa Senhora, por todas as ajudas prestadas, mas sempre em ordem, obviamente, a agradecer a Deus por intermédio de Nossa Senhora da Ajuda”, explica. 

O Padre Daniel Pereira deixa, por isso, o convite à participação de todos, incluindo de quem não conhece ainda esta tradição de Moreira de Cónegos. “Convido a todos, mesmo aqueles que porventura até não conhecem, que nós honramos Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora da Ajuda, para comparecer e viver a fé em conjunto, como comunidade, porque todos são bem-vindos e com certeza são bem acolhidos”. 

 

Confira o programa:

06 de agosto quinta-feira:

20H30: Novena (Capela)

 

07 de agosto, sexta-feira:

20H30: Novena (Capela)

20H30: Novena (Igreja)

21H00: Festival de Rancho

22H00: Manuel Campos

00H00: Fogo de Artifício

00H30: DJ Guima

 

08 de agosto, sábado:

08H30: Arruada de Bombos

20H30: Eucaristia / Procissão Velas

22H30: Os Zamoranos

00H00: Fogo - Espetáculo de Água

00H30: Quicky

 

09 de agosto, domingo:

11h00: Eucaristia Solene (Transmissão em Rádio Vizela)

17H30: Majestosa Procissão Solene | Concerto da Banda Filarmónica Moreira de Cónegos

 

15 de agosto, sábado:

09H30: Procissão (Capela-Igreja)

10H30: Eucaristia Solene (Igreja)

PUB___