Linha do Vale do Sousa: avança avaliação preliminar
Realização do estudo para a viabilidade de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no PNI 2030.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai realizar uma avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras, mais conhecida por linha do Vale do Sousa. Nesse sentido, foi já definido um acordo de colaboração entre a CIM do Tâmega e Sousa, as Infraestruturas de Portugal, a Área Metropolitana do Porto e os municípios atravessados por esta linha – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no Tâmega e Sousa, e Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto.
Com a celebração deste acordo pretende-se desenvolver os estudos necessários à caracterização da situação e à avaliação da viabilidade e adequabilidade desta nova linha ferroviária às necessidades dos concelhos do Tâmega e Sousa.
Esta avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento de quatro estudos: um estudo das condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto da nova linha na estrutura horária existente e a eventual necessidade de reforço da rede; um estudo de viabilidade técnica e ambiental, para avaliar a exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro; um estudo de procura potencial de passageiros; e uma análise de custo-benefício, para verificar a viabilidade do projeto, tendo em consideração os custos estimados resultantes do estudo de viabilidade técnica e ambiental e as conclusões do estudo de procura.
À CIM do Tâmega e Sousa e aos seus municípios associados – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira – caberá, em parceria com a Área Metropolitana do Porto e os seus municípios de Valongo e Paredes, o estudo de procura, através do qual se pretende determinar, com maior exatidão e contexto envolvente, o potencial de passageiros associados à implementação do projeto. Os outros três estudos serão realizados pelas Infraestruturas de Portugal.
Recorde-se que a realização do estudo para a viabilidade de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos do Governo, sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das regiões do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto a implementação de um sistema de transportes ambientalmente sustentável e com características adequadas às necessidades das respetivas populações.
Um estudo prévio da CIM do Tâmega e Sousa, recentemente divulgado, concluiu que uma ligação ferroviária entre Valongo (Linha do Douro) e Felgueiras, reclamada pelo território, gerará resultados positivos de quatro milhões de euros por ano.
Estima-se que a infraestrutura seria integrada no serviço suburbano do Porto da CP, que ganharia cerca de sete milhões de passageiros por ano, apontando-se a duas ligações por cada hora de ponta a partir de Felgueiras e uma a partir do Porto.
A construção de uma nova via-férrea entre a Linha do Douro, em Valongo, e Felgueiras (38 quilómetros), passando por território de Paredes, Paços de Ferreira e Lousada, designada como “Linha do Vale do Sousa”, representaria um custo de 181 milhões de euros. A aquisição de material circulante poderia obrigar a um custo de 27 milhões de euros.