João Costa tomou posse como presidente da JF de Santo Adrião

Decorreu, esta quarta-feira, dia 22, a tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Santo Adrião, de acordo com os resultados verificados nas Eleições Autárquicas do passado dia 12 de outubro.

Pedro Martins foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia e João Costa tomou posse como novo presidente da Junta de Freguesia de Santo Adrião, eleito pelo Movimento Vizela Sempre.

Em entrevista à Rádio Vizela, Bruna Marques, líder da bancada da coligação Mais Vizela (PSD-IL-CDS/PP) prometeu uma oposição construtiva. “Serei uma pessoa atenta, tentarei fazer críticas construtivas e vou tentar, sempre, fazer o melhor por Santo Adrião. Somos pessoas civilizadas, temos uma boa relação, mas claro que aquilo que tiver de dizer que está menos bem, vou dizer, se tiver de dizer que está bem, vou-lhe dar os parabéns por isso e desejo-lhe que faça o melhor por Santo Adrião”.

João Costa partilhou o primeiro passo a dar após a tomada de posse. “Avaliar todos os processos que estão no ativo ainda, perceber que ainda temos um orçamento que foi aprovado em 2025, pelo anterior executivo e que nós vamos ter de o fazer cumprir para que, até dezembro, a junta continue com o seu bom nome. Nós vamos ter reuniões com algumas associações e escolas, da freguesia, para começarmos o trabalho de proximidade”.

O novo presidente da Junta de Santo Adrião reforçou a aposta numa das suas promessas eleitorais, explicando que, para unir a freguesia, “o primeiro passo é tratar Santo Adrião, não como três lugares, mas como um lugar só. É uma freguesia com um bairrismo muito próprio, com uma cultura muito rica e que pode ser explorada, para conseguirmos unir a freguesia. Há um ponto crucial, que será a Ponte das Lamelas”. O autarca “programou”, como diz o próprio, a construção da ponte para este mandato, projeto que se realizará em parceria com a Câmara Municipal de Vizela.

Presente, ontem à noite, em Santo Adrião, esteve Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder do Movimento Vizela Sempre, que salientou a importância da convergência dos programas eleitorais das freguesias, com os do Município. “Houve, em Santo Adrião, um resultado categórico, onde foi expressa a vontade de mudança, que assumiu funções hoje. Face a isto, temos de começar a consolidar aquilo que são os programas eleitorais”. Nesta freguesia “existe uma novidade que é haver uma convergência entre o programa eleitoral apresentado pelos candidatos à junta e pelos candidatos à Câmara, onde existem projetos comuns, que serão executados”, algo que Victor Hugo Salgado assume não dizer de “ânimo leve, porque as propostas que este executivo municipal tem apresentado têm sido feitas”.

O autarca João Costa destacou, também, a importância da presença da população nas Assembleias Municipais. “Nós somos a voz da população e se eles estiverem cá vão estar mais perto das nossas visões e ideias para o futuro, vão saber o que é executado na Assembleia e espero que esta casa cheia se repita, nos próximos quatro anos, porque é sinal de que há interesse, da população, na sua freguesia".

PUB___