Hélder Magalhães apresenta VizeLer no Bicentenário de Camilo
O escritor Vizelense Hélder Magalhães, em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, está a organizar as comemorações do Bicentenário de Camilo Castelo Branco, que irão começar a dia 16 de outubro, no Jardim Manuel Faria, com a atividade VizeLer.
A iniciativa surgiu por parte de Hélder Magalhães, que apresentou a proposta à Câmara Municipal de Vizela. A proposta foi aceite e o escritor desenhou o programa, “estabeleci contactos com os autores, editoras e instituições”, de modo a diversificar e enriquecer o programa, “para abranger diferentes tipos de público e, no fundo, colocar Vizela no mapa literário”.
Em entrevista ao RV Jornal, Hélder Magalhães explicou que Camilo fez “termas em Vizela”, e que escreveu “Gracejos que Matam”, a primeira das novelas do minho, tendo como principal cenário a cidade e as termas de Vizela. Apesar de serem mais passageiras, “Vizela surge referenciada noutras obras de Camilo”. Há, também, registos de cartas trocadas entre Camilo e a poetisa vizelense, Ana de Sá.
Incluídas nas comemorações, está o VizeLer, um evento que quer incentivar a paixão pela leitura. O evento conta com várias iniciativas, como a Ler Camilo no Jardim, que terá o apoio da biblioteca municipal, através de uma biblioteca itinerante, que disponibilizará livros para a leitura no local. Este evento decorrerá na manhã dos dias 18 e 19 de outubro, sábado e domingo, respetivamente.








