Festas em Honra de Santa Comba regressam de 16 a 20 de julho
As Festas em Honra de Santa Comba de Regilde estão de regresso à freguesia, entre os dias 16 e 20 de julho.
O programa tem início no dia 16 de julho, às 08h00, com uma alvorada, seguindo-se, pelas 21h00, uma arruada de bombos com saída do cruzeiro até ao Parque Natural de Regilde.
Na sexta-feira, 17 de julho, a animação musical fica a cargo de Johnny Abreu, às 22h00, seguindo-se uma sessão de fogo de artifício à meia-noite. A partir das 00h15, a festa prossegue com os DJ’s Peter Wolf, John Diaz feat. Miguel Teixeira e Double Minds.
O presidente da Comissão de Festas, Desidério Sousa, destaca a aposta num público diversificado: “É um dia mais popular, mas que faz uma mistura com um ambiente mais jovem, sobretudo à noite com os DJ’s.”
O sábado, dia 18, arranca às 08h30 com a saída do Grupo de Bombos Amigos da Toca. À noite, sobem ao palco Daniel Faria, às 21h30, e o cantor Maninho, às 22h30, seguindo-se uma grandiosa sessão de fogo de artifício à meia-noite. A animação continua com os DJ’s Coelho X, Cell e Fredico, a partir das 00h30.
“É, no fundo, o cabeça de cartaz destas festividades”, sublinha Desidério Sousa, acrescentando que “este é um sábado mais familiar, embora com alguma inovação face aos últimos anos”.
O domingo, 19 de julho, é marcado pelos momentos religiosos, com a eucaristia solene da Festa de Santa Comba, às 11h00. Durante a tarde, pelas 15h00, atua a Banda de Música de Felgueiras no Largo do Cruzeiro, seguindo-se, às 17h00, a majestosa procissão em honra de Santa Comba de Regilde.
As festividades encerram no dia 20 de julho, com a eucaristia solene em honra de Santa Comba, às 20h30, culminando com uma sessão de fogo de artifício às 21h30. Este ano, a organização optou por manter as celebrações também fora do fim de semana.
“Vamos finalizar com a missa em honra de Santa Comba e com fogo de artifício, algo que não é habitual por não coincidir com o fim de semana”, explicou o presidente da Comissão de Festas.
Desidério Sousa, demonstra-se confiante quanto à adesão do público.
“A expectativa, pelo menos da Comissão, é sempre a expectativa que vamos ter lá um festival ao nível do Rock in Rio, mas isso são sempre expectativas. (…) Mas sim, as expectativas são grandes, porque trabalhamos o ano todo para que isso aconteça e para que algo de bonito e de bom aconteça.”
Quanto à preparação, o responsável não esconde a exigência do processo. “É um trabalho bastante árduo, são muitas horas ao longo de todo o ano. Hoje em dia, uma comissão começa a trabalhar praticamente no dia a seguir ao fim das festas anteriores”. Ainda assim, realça o apoio recebido: “Continuamos a ter ajuda de muita gente que gosta da terra e das festas.”
Desidério Sousa deixou também uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos.
“Agradecimento a todos aqueles que nos ajudaram durante este ano e continuam a ajudar, porque faltam ainda duas semanas, ainda temos alguns trabalhos em andamento. Primeiro quero agradecer realmente a todos, agradecer a toda a gente da terra, que contribuiu, a toda a gente que esteve presente nos inúmeros eventos que fomos realizando durante o ano, a todas as pessoas que se juntaram à comissão quando as mãos da comissão se tornaram poucas, aos patrocinadores, que este ano realmente o número de patrocinadores surpreendeu-nos pela positiva.”
O responsável reforçou ainda o convite à participação: “Estejam presentes a partir do dia 16 até ao nosso dia 20, inclusive na nossa missa em Nova de Santa Comba, que estejam presentes porque a festa vai ser bonita e a festa, no fundo, é para todos, não só os da terra, mas para todos os que nos ajudaram, e todos são bem-vindos.”
Em declarações à Rádio Vizela, o presidente da Junta de Freguesia de Regilde, Jorge Monteiro, considera as Festas em Honra de Santa Comba um “ponto alto” da freguesia.
“Reúnem-se muitas gerações, reúnem-se pessoas que aproveitam essa altura para nos visitar e é um ponto bastante importante para a nossa freguesia”.
O autarca destacou ainda o apoio contínuo da Junta à realização do evento, quer ao nível das infraestruturas, quer dos recursos disponibilizados.
“Temos, ao longo dos últimos anos, melhorando e ampliando o espaço e, portanto, também a freguesia de equipamentos para que as comissões de festas consigam angariar fundos para a geração das mesmas. Acho que temos conseguido e colaboramos diretamente com as comissões de festas para que seja possível”, afirmou.
Relativamente ao trabalho da Comissão de Festas de 2026, Jorge Monteiro elogiou o empenho demonstrado.
“A Comissão de Festas está a fazer um excelente trabalho. Este ano, como acontece nos últimos anos, tem sido um cartaz de excelência para a dimensão da nossa freguesia. Eles têm um trabalho árduo durante todo o ano para que isso seja possível e acho que conseguiram”.
O presidente deixou ainda um convite à participação da comunidade: “Sintam-se todos convidados, compareçam não se vão arrepender. Haverá espetáculos para todos os gostos e todas as gerações, temos um cartaz excelente e espero bem que sejamos visitados por milhares de pessoas, como é de costume”.
Já o pároco Filipe Ferreira destacou a importância religiosa da festividade, afirmando que “é uma festa sempre muito participada, onde conseguimos celebrar com toda a dignidade e solenidade que Santa Comba merece”.
O responsável religioso acrescenta que a figura da santa deve ser entendida como “um exemplo para a comunidade, em particular para os habitantes de Regilde e todos aqueles que nutrem devoção”.
Por fim, deixou um convite à participação alargada da população: “Convido toda a comunidade em volta que venham, que participem, tanto na parte da festa, no arraial que é sempre muito participado e é feito naquela zona do Parque Natural de Regilde (…) mas claro que é sempre agradável ver a participação da comunidade de fora, que tenha a afeição, a fé pela Santa Comba. ”








