Faleceu Virgínia Coutinho vítima de doença oncológica

Entusiasta de marketing digital e defensora de causas, faleceu de doença oncológica.

A 12 de abril, a moreirense anunciava, na sua página de facebook, que lhe tinha sido detetado, há seis semanas, um cancro intra hepático, nas vias biliares. Faleceu terça-feira, dia 20 de abril, aos 35 anos.

O anúncio do falecimento de Virgínia Coutinho foi feito pela família, na sua própria página de facebook. Ainda não há data para o funeral, que não terá velório, mas a família avança que se deverá tratar de uma cerimónia ao ar livre. Era considerada no meio como uma das principais entusiastas das áreas de social media e marketing digital em Portugal.

Virgínia Coutinho, natural de Moreira de Cónegos, começou a sua carreira na área de branding, na agência “Ivity Brand Corp”, em 2009. Seguiu-se a marca EDP, onde fez parte da equipa de marca e comunicação. Passou pelas agências Stepvalue e Up Partner e, em 2014, mudou-se para o Brasil para se juntar à equipa da Socialbakers.

Em 2017 regressou a Portugal e passou a ser formadora oficial da Google, no Programa Google Atelier Digital destinado a estudantes e profissionais. Fundou e organizou o evento Upload Lisboa e foi também coautora do livro “Marketing Digital para Empresas”. Era docente em várias universidades, fundadora e diretora-geral da escola de Marketing Digital, Lisbon Digital School, criada em 2018.

José Crespo de Carvalho, presidente da comissão executiva do INDEG – ISCTE Executive Education, tinha já anunciado que ia instituir um prémio Virgínia Coutinho para o melhor grupo da pós-graduação em applied digital marketing. O ISCTE Executive Education e a Lisbon Digital School mantêm um acordo de colaboração.

Deixou fundo para criação de mulheres líderes em Moçambique

Na publicação de 12 de abril, onde dizia ao mundo que teria pouco tempo de vida, Virgínia Coutinho deixou três apelos. Que dessem sangue, que não adiassem exames de rotina e que aproveitassem a vida.

De acordo com a família, consciente do seu estado de saúde, nas últimas semanas Virgínia Coutinho esteve a preparar um fundo, através da Associação Girls Move, para ajudar à criação de uma nova geração de mulheres líderes em Moçambique, através do projeto de mentoria Tech4Good. O fundo irá chamar-se Virgínia Coutinho e é possível contribuir para a Associação Girls Move Portugal através do IBAN: PT50003300004548587001605.

Moçambique era um país que gostava muito e onde fez voluntariado.

Esteve nomeada na 5ª Gala Rádio Vizela

Virgínia Coutinho esteve nomeada na 5ª Gala Rádio Vizela na categoria "Solidariedade", em 2018. Depois de uma visita a Moçambique, a profissional da área do Marketing Digital lançou uma marca social – a Kutsaca - que visa a aposta no design para apoiar causas sociais, sendo que todos os artigos foram produzidos pela AIREV. Uma roda solidária para possibilitar o apoio à economia moçambicana e à instituição vizelense. Todos os lucros gerados em 2017 reverteram para a criação do Atelier de Corte e Costura, que formou jovens em Moçambique.

PUB___