Está apresentada a edição de 2025 do Vizela Motor Festival

Entre sexta-feira e domingo, dias 26, 27 e 28, Vizela será o epicentro do desporto motorizado.

Foi apresentada esta manhã mais uma edição do Vizela Motor Festival, que promete entre sexta-feira e domingo, dias 26, 27 e 28 transformar Vizela no epicentro do desporto motorizado. A iniciativa tem as mesmas entidades na organização, a Câmara Municipal de Vizela, o Motor Clube de Guimarães e o Clube Automóvel de Vizela. Foram os presidentes destas três entidades, que apresentaram na manhã desta terça-feira, no pequeno auditório da Câmara Municipal de Vizela a edição 2025 da iniciativa. O programa é muito idêntico aos dos últimos anos, o destaque vai como sempre para domingo, que será dia de ralis, de manhã o Rali Sprint Vizela, na sua vertente mais competitiva, com a presença dos pilotos, que se inscreverem para a prova. E aqui haverá uma pequena alteração, anunciada por Emanuel Moreira, presidente do Motor Clube de Guimarães: “Decidimos fazer apenas uma pequena alteração, pois não queremos perder aquilo que é a essência do evento. A especial da Garrafinha será feita, de igual modo como nos anos anteriores, mas decidimos mudar o sentido à especial de Santa Eulália. Acho que ela trará um novo desafio técnico sendo feita no sentido contrário”.

Destacou ainda a grande adesão, sendo já os pilotos a colocar Vizela na sua agenda: “Antigamente, o José Sousa, tinha de fazer alguns telefonemas para atrair os pilotos, hoje posso dizer que temos 53 viaturas inscritas, mais as viaturas de drift e kartcross, portanto mais uma vez temos casa cheia”.

À tarde espera-se nova enchente no centro da cidade, para mais uma edição da Street Stage, no momento que fechará esta edição. “A Especial Urbana será para manter, tem corrido bem, principalmente no Espaço Multiusos e acho que foi bem conseguido e então vamos manter essa aposta”, destacou.

 

Leque de atividades mantém-se, mas com melhoramentos

 

Também Victor Hugo Salgado, destacou em primeiro lugar, “o desenvolvimento e crescimento, a consolidação, o profissionalismo”, como reflexo da organização do Vizela Motor Festival e da sua evolução ao longo dos anos.

Há uma continuidade das atividades, mas sempre com melhorias significativas, como destaca o autarca: “Voltámos a repetir o batismo do karting, a exposição de clássicos, o passeio no terreno, e o Rally, com as duas especiais. Apesar de mantermos aquilo que são as iniciativas, quem tiver oportunidade de vir e participar, vai perceber que existe sempre uma evolução e uma melhoria das iniciativas, de forma isolada e que, necessariamente, me deixa feliz enquanto autarca.

A segurança é uma das prioridades para Victor Hugo Salgado, como destacou: “Fazemos diversas reuniões com as forças de segurança, a empresa privada, a GNR e bombeiros, juntamente com a estrutura da prova, eu acompanho aquilo que é o briefing dos vários pontos de organização, em particular no Centro Urbano, para que sintam que isto é um grande evento, onde as pessoas se sintam efetivamente seguras e onde sintam que vêm para divertir e viver aquilo que é o desporto automóvel.

Relativamente à atual dinâmica do festival, é para manter a aposta no batismo de karting para quem quiser iniciar-se e experimentar a modalidade na sexta-feira à noite. O dia de sábado será marcado pelas verificações e pelos treinos. A Exposição Automóvel a cargo do Automóvel Clube de Vizela, iniciará na sexta-feira também e ficará no decorrer de todo o fim de semana. José Sousa, presidente do clube vizelense assegurou que todos estão a trabalhar, “para que esta seja a maior e a melhor exposição de sempre”. Haverá também o Passeio Todo-o-Terreno, os RC Scalers, fun zone e muito mais.

 

 

 

 

PUB___