Treinador vizelense Rui Guimarães faleceu no Kuwait

Treinador de futsal de 37 anos de idade ter-se-á sentido mal durante um jogo e faleceu já no hospital

A notícia da morte de Rui Guimarães, o Rui do Parque como era conhecido caiu como uma bomba, entre os familiares e do grupo de amigos em Vizela. O treinador de 37 anos de idade estava a treinar o Al Tadhamon Club do Kuwait, desde o início de setembro. Ao que pudemos apurar junto da família de Rui Guimarães, o treinador sentiu-se mal durante um jogo da sua equipa na tarde de hoje. Sentiu uma forte dor no peito, associada a dificuldades respiratórias, acabando por perder os sentidos. Foi depois transportado ao hospital, onde terá entrado em paragem cardiorrespiratória irreversível.  

Ao que apuramos também junto de familiares há cerca de quatro semanas, Rui Guimarães já teria sentido alguns destes sintomas, tendo ido ao hospital, mas acabou por ter alta.

A família já está por esta altura em contacto com os responsáveis pelo clube, onde jogava no Kuwait, o Al Tadhamon Club, para tratar da trasladação do corpo do treinador, pois querem que seja sepultado em Vizela. No entanto, é de prever que esta seja uma situação morosa e que demorará pelo menos três semanas.

Trata-se de uma grande perda para o desporto vizelense e até para o futsal nacional, já que se tratava de um dos treinadores mais titulados no estrangeiro. Rui Guimarães era solteiro e não tinha filhos.

A Rádio Vizela apresenta as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Rui Guimarães.

 

Carreira recheada de sucessos internacionais  

 

Recorde-se que começou a ser treinador de futsal aos 18 anos, numa carreira que começou por acaso. Jogava nos Juniores do FC Vizela, mas decidiu deixar de jogar. Foi nessa altura que começou o seu percurso no futsal, a convite de um diretor no Desportivo Jorge Antunes. Acabou por assumir o lugar de treinador de iniciados e com 20 anos já era treinador campeão de juvenis. Depois de quatro anos nas camadas jovens do Desportivo Jorge Antunes, e mais um título de campeão (sub-18), Rui Guimarães, na altura com 22 anos, fez as malas e deixou o país graças a uma proposta que veio da Suíça, onde, além do lugar de treinador do FC Cosmos Geneve, tinha também um trabalho a tempo inteiro numa empresa de revestimentos de exterior.

Teve então uma passagem fugaz pelo ASD Real Toco, da Itália, seguida do Targu Mures, onde conquistou a taça da Roménia. Depois esteve uma época no Gypaetus da Grécia, e outra no Balticflora, da República Checa, até chegar ao Al Hamriya Club, a primeira experiência nas arábias.

Rui Guimarães foi o primeiro treinador de futsal estrangeiro nos Emirados Árabes Unidos. Nas sete épocas no Dubai, o treinador de 37 anos foi quatro vezes campeão, por três clubes diferentes: Al Wasl (2012/13), Al Ahli (2015/16) e Al Dhafra (2016/17 e 2017/18). Além dos títulos de campeão venceu três supertaças, duas Federation Cup e três President Cup. E ganhou também por duas vezes o NAS Tournament, o torneio mais famoso de futsal do mundo.

Nos últimos anos esteve durante alguns meses a trabalhar num clube na Nicarágua, tinha a espectativa de trabalhar na seleção daquele país, mas as negociações não chegaram a bom porto.

A sua última equipa foi o Al Tadhamon Club, no Kuwait, clube onde trabalhava e com quem tinha contrato desde o passado dia 03 de setembro.

PUB___