Toni Conceição entusiasmado com carreira do FC Vizela

Toni é o atual selecionador dos Camarões e viveu duas subidas pelo FC Vizela onde jogou na 1ª Divisão

Passou três épocas no FC Vizela e o clube ficou-lhe para sempre gravado no coração. Ao serviço dos vizelenses viveu grandes momentos, desde logo, duas subidas e dois títulos de campeão nacional. Em 1981/82 foi campeão da 3ª Divisão Nacional, foi ainda vencedor da Zona Norte da II Divisão, em 1983/1984, ascendendo à 1ª Divisão Nacional. Saiu para o Sporting de Braga, após ter representado os vizelenses na 1ª Divisão Nacional.

Tudo o que viveu em Vizela é razão para continuar a acompanhar e a gostar do FC Vizela, mesmo longe, agora que desempenha funções de treinador da Seleção dos Camarões. Em entrevista à Rádio Vizela conta que sempre que pode vem a Vizela, onde continua a ser acarinhado:

“Em Vizela estive ligado a duas subidas da 3ª à 2ª e da 2ª à 1ª Divisão Nacional.  Foram três épocas magníficas, que marcaram muito a minha carreira desportiva de atleta de futebol. Aí fiz boas amizades, diria que me apaixonei pelo clube, fui muito bem acolhido e ainda hoje, quando visito Vizela ou vou ver um jogo ao estádio, sinto o carinho das pessoas. é isso que marca, isso é que fica para um futuro, as relações, as amizades e as recordações”.

Não podia ficar indiferente à carreira dos vizelenses, que poderão esta época voltar ao convívio dos grandes do futebol. “Eu vivo o momento com espectativa, porque gostaria imenso de ver este belíssimo trabalho, que o grupo está a desenvolver no Vizela, a administração, a equipa técnica, os jogadores e os funcionários, premiado com a subida à 1ª Liga”.

Destaca a história e a gradeza do FC Vizela que segundo ele já merecia estar em outros patamares. “Seria um regresso ao fim de muitos anos, de um clube que de facto já fez história e que tem tudo para voltar à 1ª Liga. Vamos aguardar as últimas jornadas, para que se realize esse sonho dos vizelenses, gente que gosta muito de futebol, gente que gosta muito do seu FC Vizela e que deve estar a viver com grande intensidade este momento fantástico que a equipa está a atravessar”.

Toni diz que o FC Vizela tem agora outras condições, bem diferentes daquelas que tinha quando representou o clube na 1ª Divisão. “Nesse ano conseguimos um feito inédito na história do clube ao chegar à 1ª Divisão, mas as coisas foram muito complicadas para todos nós.  A maior era não termos casa para treinar e para jogar, andávamos sempre com a casa às costas, como se costuma dizer. Jogávamos em Guimarães, mas tínhamos muitas dificuldades para treinar lá, íamos treinar uma ou duas vezes por semana, mas algumas vezes a porta do estádio estava fechada. Foi um ano muito difícil, a direção passou por muitos problemas, quando as coisas não estão bem, é difícil conseguir algo positivo. A intenção nesse ano era permanecer, contudo foi uma passagem, mas ainda assim um momento muito bom, que ficou para a história”, ressalva.

Agora vê um FC Vizela muito diferente, para melhor: “Está um clube com um projeto futurista, tem o estádio próprio, tem condições. O FC Vizela cresceu muito, tem também uma boa formação, portanto, acho que estão reunidas as condições para o clube chegar e permanecer na 1ª Liga, uns bons anos. Que consiga cimentar o seu nome no patamar de cima do futebol português, o momento é diferente as coisas são diferentes, portanto há um conjunto de fatores que obviamente vão fazer com que tudo seja melhor”.

Atualmente Toni Conceição é o Selecionador dos Camarões, deixou de jogar aos 30 anos, e desde essa altura que tem alinhado em alguns projetos como treinador. “Foi como treinador de formação que fiz a minha aprendizagem, deu-me experiência para um futuro diferente. Ao longo dos anos estive em alguns projetos da maior responsabilidade e desde 2019 a minha carreira tem sido mais fora do país. Estou neste projeto dos Camarões e vou continuar até terminar o contrato.  Estarei sempre à espera de projetos novos, desafios novos, para fazer aquilo que eu gosto, que é estar no futebol.

PUB___