S. Silvestre de Vizela promete grande festa do atletismo
Prova principal, S. Silvestre da Pequenada e Caminhada vão abrilhantar noite de 23 dezembro
Será a 23 de dezembro que em Vizela se vai realizar a 1ª Corrida de S. Silvestre, com organização do Vizela Corre e da Câmara Municipal de Vizela. Para além da corrida, para os escalões de Sub-20 para cima, haverá também Caminhada e a grande novidade a S. Silvestre da Pequenada.
Alexandre Ferreira é diretor do Vizela Corre, e também grande impulsionador da realização de provas de atletismo em Vizela. Recorde-se que este clube já tinha chamado a si a organização do Trail Rota do Bolinhol, mas agora traz a Vizela algo de novo, uma Corrida de S. Silvestre, marcada para 23 de dezembro. “Sempre achei que Vizela, olhando à dimensão da cidade, devíamos ter uma S. Silvestre. Surgiu a oportunidade, com a Câmara Municipal de Vizela, a dar o seu aval, por ser tão perto do Natal e cá estamos na preparação”, destaca.
Da parte da direção do Vizela Corre, há por esta altura uma grande aposta, para que esta seja uma prova de sucesso, como refere o presidente da coletividade Carlos Costa.
“O Vizela Corre está a crescer, para isso precisa de se expor e fazer eventos. Somos um clube de respeito, que esta na moda, que já é conhecido em todo lado, e por isso temos de apostar em organizar eventos e trazer gente para Vizela”, afirma.
Ricardo Ribas volta a ser aposta para diretor de prova, encarando este desafio com grande otimismo: “Vizela é uma cidade desportiva, o Vizela Corre é um clube que se lança a desafios desportivos e não tenho dúvidas que esta S. Silvestre vai ser um grande evento. No dia 23 haverá uma grande festa em Vizela”, assegura.
É agora anunciada outra novidade, a Corrida da Pequenada, com Ricardo Ribas a explicar o propósito: “Vamos fazer a Corrida para os miúdos, para que possam também acompanhar os mais velhos nessa noite. Não haverá conceito competitivo, todos os meninos vão ter o dorsal número 1 e todos vão receber uma medalha”, conta. O que se pretende com esta iniciativa, a realizar num curto trajeto, uma corrida onde as crianças possam correr, experimentar a modalidade e aproveitar para captar mais praticantes. “Que os miúdos venham fazer a S. Silvestre, de uma forma lúdica, sem pressão, sem lutar por classificação, mas acima de tudo participar e fazer parte da festa”.
Até ao final do ano, as corridas de S. Silvestre multiplicam-se um pouco por todo o país e o desafio foi encontrar para Vizela uma data o mais perto possível do Natal, como refere Alexandre Ferreira. “A 23 já há a de Famalicão que já tem muitos anos, onde vai muita gente. Mas achámos a data bonita para fazer uma corrida, próximo do Natal, para as pessoas usufruírem de Vizela, que já estará em festa. Será bom para os nossos comerciantes, para que todos possam aproveitar o ambiente da cidade”.
E o que se pretende é mesmo uma noite de muita festa, com o arranque da corrida principal marcada para as 20h30. A organização apostou também numa distância, entre os 7,5 e os 8 quilómetros, de forma a tornar a prova mais ligeira e ao alcance de todos. Entendem que podem vir os atletas apostados em correr para vencer, mas o grande foco é ter muita gente que corra numa verdadeira jornada de convívio. “Se colocássemos uma distância de 10 quilómetros, se calhar as pessoas, não alinhavam. Não queremos que se preocupem em bater recordes, nem com descidas ou subidas, queremos que possam usufruir do percurso, nas principais ruas de Vizela. A determinada altura, a corrida vai cruzar-se com a caminhada e vai ser um momento muito bonito, com certeza”, afirma.
Ainda assim, a organização conseguiu juntar um bom grupo de patrocinadores e garantir prémios monetários para atribuir de forma individual e coletiva. “Achamos que são prémios razoáveis para uma primeira edição”, conta Carlos Costa.
Uma das preocupações da organização por esta altura é criar também os melhores lugares para que todos possam captar as melhores imagens da sua passagem pela S. Silvestre de Vizela.
As inscrições têm vindo a decorrer a bom ritmo e a expectativa da organização é ter cerca de mil pessoas a correr e um número muito maior na Caminhada. Refira-se que a responsabilidade das inscrições da Caminhada, com o custo de 7,50, é da AIREV, que fará a distribuição do KIT, no dia 23, na Praça da República aos participantes.
Já as inscrições para S. Silvestre e S. Silvestre da Pequenada podem ser feitas na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo e nas redes sociais do Vizela Corre, com o custo de 15 euros.









