Ricardo Sousa: "Jogar com raça para passar a eliminatória”
Treinador do FC Vizela faz a antevisão da segunda eliminatória da Taça de Portugal 2025/26.
O FC Vizela estreia-se este sábado na edição desta temporada da Taça de Portugal, ao participar na 2ª eliminatória, que marca da entrada em prova das equipas da Liga 2. O jogo com o Sintrense está marcado para as 14h00 deste sábado e apesar de se tratar de um adversário do Campeonato de Portugal, tem vindo a ser preparado como qualquer outro. Ricardo Sousa destacou na antevisão ao encontro a qualidade deste adversário e a exigência que encerra a eliminatória: “Vamos ter um jogo extremamente complicado pela frente. Uma equipa que transita vários jogadores da época passada. Uma equipa que se reforçou é um candidato à subida no Campeonato de Portugal. Uma equipa com qualidade, muito competente. Depois de tudo aquilo que nós analisamos, é uma equipa muito competente. Uma equipa que gosta de jogar à bola, gosta de dividir o jogo. Em casa ainda não perdeu, tem um empate e uma vitória. Estão em segundo lugar no Campeonato. Sabemos da dificuldade e da exigência que este jogo tem para nós”, destacou.
O treinador do FC Vizela garante que a equipa tem trabalhado muito para passar esta eliminatória: “Trabalhamos afincadamente para conseguir passar esta eliminatória, porque aquilo que eu transmito aos jogadores é que, enquanto a responsabilidade da vitória na Taça Portugal estiver do nosso lado, nós temos de fazer o trabalho de casa. Temos de vencer este jogo, temos de passar esta eliminatória, temos de dar as mãos, independentemente da dificuldade que a outra equipa nos possa criar. Temos de ser nós próprios, temos que voltar a ser nós e temos que trazer a vitória para a nossa casa”.
Questionado se irá utilizar um onze diferente do habitual, por se tratar de um jogo de Taça de Portugal, o treinador deixou antever que pode dar minutos a jogadores menos utilizados: “A equipa que vai jogar, é a equipa que está mais preparada para jogar. A equipa que se encontra mais motivada para jogar. Existem muitos jogadores com qualidade nesta equipa, jogadores que ainda não tiveram minutos de jogo, que têm trabalhado afincadamente e alguns vão ter a oportunidade de o fazer. Vão jogar para demonstrarem, principalmente, que estão prontos para lutar com aquele onze que tem jogado mais no campeonato. Confio no grupo, confio em todos, todos fazem parte, os que têm jogado mais, os que têm jogado menos, e aquilo que nós queremos fazer é voltar à nossa linha de orientação desde o primeiro dia de treino. Ganhar, lutar, ter determinação, ter raça, ter vontade e trazer a vitória para a nossa casa porque nós temos de saber viver sobre vitórias. Não ganhamos no último jogo, estamos famintos para competir outra vez, para ganhar este”, rematou o treinador.
O jogo entre o Sintrense e o FC Vizela da 2ª eliminatória da Taça de Portugal, joga-se este sábado, às 14h00, com acompanhamento na edição especial de Desporto da Rádio Vizela.