Núcleo de Ãrbitros de Vizela festejou 10º aniversário
Homenagens e promessas de continuar a engrandecer a arbitragem, no jantar festivo
Alcides Campelos, vizelense já falecido, foi o grande responsável pelo aparecimento do Núcleo de árbitro de Vizela, foi ele que junto de Manuel Machado, presidente da AF Braga buscou apoio para a sua criação, integrando depois a primeira direção, que tinha como presidente Avelino Lopes. Foi quem liderou durante os primeiros anos, mas até chegar ao 10º aniversário já foram também presidentes Carlos Leite, Tiago Miranda e Luís Costa, o atual presidente.
Grande parte destes elementos juntaram-se para festejar uma década de atividade, tendo-se ainda juntado ao jantar festivo, realizado na noite da última sexta-feira, António Gonçalves da Associação Portuguesa de árbitros de Futebol, Manuel Machado e Ademar Correia da Associação de Futebol de Braga, Joel Vale, presidente da Associação de árbitros de Futebol de Braga e Rui Ferreira o vereador da Câmara Municipal de Vizela. Registe-se ainda a presença de dezenas de árbitros que já passaram pelo Núcleo, assim como representantes de outros núcleos da região.
Quando foi criado há dez anos, poucos eram os que acreditavam no sucesso do Núcleo de árbitros de Vizela, sobretudo por geograficamente ter muito perto os núcleos de Guimarães, Fafe e do Vale do Ave, no entanto a festejar o 10º aniversário todos destacaram o trabalho e o empenho dos árbitros de Vizela.
No decorrer do aniversário, a para além de se festejar o aniversário, falou-se muito da arbitragem e do papel do árbitro. Manuel Machado e Ademar Correia, destacaram Braga, como sendo “das associações do país com maior crescimento, cerca de 50 por cento no futebol masculino e 25 por cento no Feminino. Haverá mais jogos, mas também mais árbitros, estão cerca de cem novos árbitros a frequentar mais um curso.
Rui Ferreira, vereador do desporto da Câmara Municipal de Vizela deixou também ficar palavras de incentivo, colocando a autarquia à disposição para as necessidades do Núcleo. Mais diretamente dirigido aos árbitros foi o discurso de Joel Vale, presidente da Associação de árbitros de Futebol de Braga, dando-lhes novidades relativamente aos equipamentos que receberão a curto prazo. O dirigente a destacar que conseguido foi já “tornar os árbitros de Braga, os mais bem pagos do país, quando há ainda algum tempo estavam no fundo da lista”.
E atualmente com 23 árbitros a compor o núcleo, o presidente Luís Costa e a sua direção não esqueceram o passado e aproveitaram a data para homenagear os fundadores dos núcleos, os ex-presidentes e alguns dos associados que se têm destacado. Luís Costa era um homem satisfeito no final da noite.
“O balanço do jantar é positivo, ficamos muitos felizes com quem hoje quis juntar-se a nós para festejar esta data importante. Fizemos todos os possíveis para que este fosse um bom momento para todos. Foi importante sentir o apoio das entidades que aqui estiveram”.
Garante que o trabalho vai continuar a ser feito com afinco: “De tudo o que foi dito, ficou a ideia de que temos todos que trabalhar para trazer mais jovens para a arbitragem e conseguir fixá-los. Da nossa parte estamos a trabalhar nesse sentido, para juntar valores, estamos satisfeitos pelo que já conseguimos”.
Luis Costa termina afirmando que apesar do Núcleo ser pequeno o seu trabalho é notório: “Já formamos cerca de 80 árbitros, neste momento somos 23 e ter um árbitro assistente na 1ª Liga, ter uma árbitra de futsal na 1ª Liga Feminina e no C5 masculinos, ter outra jovem árbitra de 15 anos que vai estar na final da supertaça feminina, acho que é uma percentagem grande de sucesso e motivo de orgulho e de motivação para continuar a trabalhar”.





